Representantes de igreja recebem homenagens e celebram oito décadas de evangelização
Por propositura do presidente da Câmara, vereador Dr. Cassiano Maia, ocorreu na noite de terça-feira (11), sessão solene em comemoração aos 80 anos da igreja Assembleia de Deus, Ministério Ipiranga.
Na oportunidade foram entregues Moções de Congratulação para representantes da igreja e pastores, pelos relevantes serviços de fé, no município.
A solenidade teve início com a execução de cinco hinos por integrantes da igreja: Hino Arpa Cristã – 144 com a orquestra; Hino Tributos – Sra. Merari; Hino Além do rio azul – todos cantam; Hino com irmãs do círculo de oração: com muito louvor e Hino com jovens do COJAD.
Também foram exibidos dois vídeos, um sobre a história da Assembleia de Deus, no mundo, Brasil e nossa cidade e o outro foi um v´deo do deputado federal Rodolfo Nogueira, faladno sobre a Moção de Aplauso, para homenagear a igreja de Três Lagoas.
No que se refere a história de criação da Igreja Assembleia de Deus - Ministério Ipiranga, liderada pelos presbíteros João Pinto Cavalcante e Domingos Gomes e respectivas famílias - foi idealizada em meados de 1943. As atividades de evangelização tiveram início no ano de 1944, no ainda Estado de Mato Grosso. Inicialmente, chamada de Assembleia de Deus, filiada ao Ministério Madureira, os cultos aconteciam em lares, principalmente, na chácara da irmã Maria Cândido.
Com o tempo, mais famílias foram alcançadas pelo evangelho, incluindo os diáconos Otaciano e Joventino de Souza Alves e as pioneiras Aparecida Brigatto dos Santos, Anercina Matias dos Santos, Júliana Lopes de Paula, Rezoleta Grisante dos Santos, Rita Thomás, irmã Salustiana e Jurandí Vieira de Alcântara, entre outras.
Em 15 de novembro de 1953, foi inaugurada a primeira congregação física da igreja, perto da linha do trem, em um bairro conhecido como feijão queimado, hoje chamado bairro nossa senhora aparecida. O espaço foi alugado e adaptado para os cultos, esta casa permanece de pé, simbolizando o cuidado divino.
A igreja continuou prosperando sob a liderança de diferentes líderes, como o pastor Francisco de Oliveira, pastor Pascual Hanpázio, e pastor Antônio Antenor.
Em 1962, a igreja mudou-se para a avenida Rosário Congro, onde foi construído um salão para acomodar a membresia, que continuava a crescer. Em novembro do mesmo ano, ocorreu o segundo batismo no córrego Palmito. Nesse período, a igreja passou por uma transição ministerial, desvinculando-se do ministério Madureira para tornar-se parte do atual ministério IPIRANGA. Sob a liderança de pastores como pastor Jehu Coutinho e pastor Thomás José da Silva, a igreja historicamente marcou presença em eventos importantes, como a construção do templo sede em 1980, que impactaram na história deste ministério. O envolvimento da comunidade, incluindo o trabalho voluntário e o investimento em música e educação, contribuíram para o crescimento e a influência da igreja na comunidade local.
Posteriormente, diversos pastores lideraram a igreja, cada qual contribuindo para o seu pleno desenvolvimento. Em 2011, o pastor Marcos Ladeia assumiu a liderança e trouxe pela primeira vez a COMOESPO, convenção estadual do ministério para ser sediado em Três Lagoas. A igreja também superou grandes desafios, como a pandemia de COVID-19 durante o pastoreado do pastor Rogério Chagas, sobretudo a santa grei permaneceu resiliente.
Atualmente, sob a liderança do pastor José Denilson Vieira e sua esposa missionária Auleny Soares Vieira, a igreja está experimentando um novo período de crescimento e de relevante atuação na cidade, com atividades assistenciais para membros com dificuldades, cumprindo sua primorosa missão na área de assistência social. Uma nova geração está se levantando, com eventos missionários, participação ativa das mulheres e jovens, e ênfase na educação e ensino da Palavra de Deus.
O campo Eclesiástico do Ipiranga conta com 55 setores, abrangendo os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Paraná. Ultrapassamos o numero de 7.000 obreiros entre cooperadores, diáconos, presbíteros, evangelistas, pastores e missionários no Brasil e exterior. Estamos aproximando o número de 190.000 membros e congregados. “Construímos nesses 9 anos dezenas de novos templos com capacidade para acomodar de 500 a 3.000 membros, em atendimento ao crescimento da Obra de Deus. Mantemos os departamentos de Evangelização, Missões, Seminário Teológico, Assistência Social, Livraria dos Irmãos, Jurídico e Patrimônio. Também jubilamos obreiros por invalidez permanente ou por idade avançada. As viúvas de pastores também são atendidas na qualidade de pensionistas”, destaca a atual liderança da igreja.
Representado a Igreja recebeu Moção de Congratulação o pastor Wesley de Freitas Oliveira.
Membros com importante contribuição para o trabalho da igreja, ao longo dos anos foram homenageados. São eles:
ALCIDES FÁVARO (representado pelo pastor Reginaldo Batista Rodrigues), Presidente Nacional da Igreja Assembleia de Deus Ministério Ipiranga. Nascido em 12 de dezembro de 1938, em Guararapes, estado de São Paulo, primogênito de seis irmãos. Seus pais João Fávaro (in memorian) e Adélia Franco Fávaro, atualmente com 90 anos de idade (ambos de origem italiana), foram lavradores até o ano de 1954 e depois mudaram-se para cidade de São Paulo, onde com toda a família passaram a congregar na Assembléia de Deus, Ministério do Ipiranga, quando foram batizados com o Espírito Santo. É casado com Lívia de Campos Fávaro. Desta união nasceram três filhos: Priscila, Evandro e Henrique. Desde 1960 desenvolveu diversas Em 2001 atendendo ao pedido do Pr. Alfredo Reikdal é eleito em AGO, como vice-presidente, preenchendo a vacância deixada pelo saudoso pastor Gumercindo Campos Leite e posteriormente como pastor presidente em exercício, em função das enfermidades do pastor Alfredo Reikdal que ficara impossibilitado para atender o campo do Ipiranga. O Pastor Alcides Fávaro é conservador da sã doutrina e mantenedor dos bons usos e costumes, nunca aceitou inovações.
JOSÉ DENILSON VIEIRA, pastor setorial da Igreja Assembleia de Deus Ministério Ipiranga na cidade de Três Lagoas. Em 2009 foi consagrado como Pastor, passou por várias cidades e em julho de 2022 assumiu a Assembleia de Deus na cidade de Três Lagoas, onde vem atuando como pastor setorial, focado na manutenção da doutrina e na propagação do evangelho, destacando como Pastor em nosso município. Nasceu no bairro do Ipiranga, na Capital Paulistana, converteu-se ao Evangelho em 1987, aceitando o Senhor Jesus como seu Salvador na Sede da Assembleia de Deus Ministério do Ipiranga. Em sua jornada espiritual e ministerial, cresceu e aprendeu ao lado do saudoso Pastor Alfredo Reikdal. Em 1992, foi separado como cooperador e, em 1998, consagrado ao Santo Ministério de Diácono, onde serviu com amor e dedicação. Em 2002, foi consagrado ao Santo Ministério de Presbítero. Pastor José Denilson serviu em vários departamentos da igreja, tanto no campo ministerial quanto administrativo, atuando como Superintendente da EBD (Escola Bíblica Dominical) do ministério por dez anos. Em 2009, foi separado e consagrado como Pastor e, no ano seguinte, em 2010, foi convidado pelo ministério, na direção de Deus, para pastorear a primeira igreja, a congregação de Vila Paulina na capital, onde atuou por três anos. Em seguida, foi transferido para assumir o Setor de Jabaquara ainda na capital e, posteriormente, foi transferido para o interior, pastoreando o Setor nas cidades de Mogi Mirim e Pirassununga. Em julho de 2022, Pastor José Denilson assumiu a Assembleia de Deus na cidade de Três Lagoas.
JOSUÉ VIEIRA SERRADO, Membro da Igreja Assembleia de Deus Ministério Ipiranga, professor da Escola Dominical e Músico da Igreja, há 47 anos, tendo sido regente da Orquestra de 1981 a 1997. Nascido em Andradina (SP), em 1959. Foi batizado nas águas pelo saudoso Pr. José Cândido Trindade, em Três Lagoas. É músico há 49 anos, tendo regido a orquestra da igreja do Ipiranga em Três Lagoas de 1981 a 1997. Atua como professor da Escola Bíblica Dominical desde 1984 e foi consagrado ao diaconato em setembro de 1984. Foi ordenado ao presbitério em 5 de novembro de 1992 pelo saudoso Pr. Alfredo Emílio Reikdal e consagrado como evangelista em 15 de outubro de 2015 pelo Pr. Alcides Fávaro. Além disso, foi regente e líder da mocidade por 15 anos consecutivos e secretário da igreja durante a gestão do Pr. Osvanil Paganini. Serviu como co-pastor durante as gestões dos Pastores José Benedito Ferreira e Jorge Faustino. Também apresentou o programa "E Conhecereis a Verdade, e a Verdade Vos Libertará" na Rádio Caçula. Foi secretário da COMOESPO em Três Lagoas durante a gestão do Pr. Marcos Ladeira Candor e membro do Conselho de Pastores de Três Lagoas. Além disso, atuou como capelão do Gideões Internacional em Três Lagoas e trabalhou na UFMS por 40 anos, de 1975 a 2015, onde se aposentou. Possui Licenciatura Plena em Educação Física, Especialização em Esportes Aquáticos pela ESEFA e Especialização em Educação Física para Portadores de Deficiência. É professor e bacharel em Teologia pela FATADB - Faculdade de Teologia das Assembleias de Deus no Brasil. Apresentou o programa "E Conhecereis a Verdade, e a Verdade Vos Libertará" na Rádio Caçula. Foi secretário da COMOESPO em Três Lagoas durante a gestão do Pr. Marcos Ladeira Candor e membro do Conselho de Pastores de Três Lagoas. Além disso, atuou como capelão do Gideões Internacional em Três Lagoas e trabalhou na UFMS por 40 anos, de 1975 a 2015, onde se aposentou.
JURANDI VIEIRA DE ALCANTARA, membro da Igreja Assembleia de Deus Ministério Ipiranga, desde 50. Ela figura entre os primeiros membros da Igreja sendo uma pessoa muito assídua e respeitada por toda congregação. De família numerosa, casada com Hipólito Serrado, teve 11 filhos e dignifica a Igreja e os ensinamentos de Cristo, ex funcionária do Sesi, onde se aposentou, coleciona amigos por onde passa. Nasceu em 18 de agosto de 1939, em Maceió (AL). Jurandir vieira Serrado é filha de José Vieira e Aurora pastora dos Santos. Foi uma das primeiras a chegar no ministério Ipiranga.
MERARI DOS SANTOS PANCINI, membra da Igreja Assembleia de Deus Ministério Ipiranga, cuida das crianças da Igreja sendo uma membra muito assídua e respeitada por toda congregação. Nascida e apresentada desde seu nascimento na Igreja, sempre esteve presente e atuante junto a Congregação, sendo responsável pela Escola Dominical, música instrumentista e participante do coral da igreja, sempre participou de eventos culturais se apresentando e vencendo festivais em nossa cidade. Nascida em 09/07/1965, na cidade de Três Lagoas (MS). Filha de Orlando Pancini e Neuza dos Santos Pancini, foram o primeiro casal a matrimoniar na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em 1964. No novo templo na Avenida Rosário Congro, 1187. Desde criança cantava na igreja, participava do Grupo de Crianças da igreja e frequentava a Escola Bíblica Dominical (EBD), continua até hoje, como Professora do Ministério Infantil. Nas reuniões de família a cantoria era a marca principal, enquanto o avô Manoel Pancini tocava acordeom, a tia Iracema Pancini Tavare, no teclado, com o esposo, tio João Tavares e os filhos, no violão. Na adolescência, começou a cantar no coral da Igreja; participou de muitos festivais de Música Evangélica que aconteceram na cidade de Três Lagoas, ganhando o primeiro lugar, na maioria das vezes. Nesses eventos foi muito incentivada pelo saudoso cantor e maestro Jehú Vieira. Em uma das edições do Festival de Música Popular Brasileira, realizado anualmente pela Rádio difusora de Três Lagoas, participou, sendo a primeira vez que um evangélico participava desse evento. Participou desse festival incentivada pelo cantor e compositor Pedro Cézero, cantando uma música evangélica, onde teve o privilégio de ser a vencedora. No ano de 2000 descobriu um tumor de hipófise onde, por duas vezes, teve experiência de quase morte. Passou por uma radiocirurgia em Agosto de 2002 na cidade de São Paulo. Na fase pré cirúrgico, pastoreava a igreja o Pr. Leomar de Oliveira. Em sua gestão iniciou-se as aulas de violino onde seu filho, Fábio Oliveira, era Professor; mesmo sabendo que não iria conseguir aprender, levantou sua mão para a lista de pessoas interessadas em aprender tocar violino. Neste período a médica a orientou a deixar o terceiro curso de pós graduação em que eu estudava para focar somente no tratamento. O Professor de violino, Fábio Oliveira avisou que demoraria dois anos para começar a tocar e em oito meses iniciou tocando na orquestra da igreja, continuando a estudar violino com a Joslene Nunes após saída do Porf. Fábio Oliveira, por mais algum tempo. Pedagoga de formação, foi Professora, assumiu vaga, como concursada, na Coordenação Pedagógica da Rede Estadual de MS, em fevereiro de 1991 até aposentar-me em 2021. Continua a dedicar-se ao trabalho voluntário com as crianças da igreja, cantando no coral, tocando violino na orquestra da igreja onde foi apresentada quando nasceu e continua membro até a presente data.
OZENIR DOS SANTOS BARBOSA, membro da Igreja Assembleia de Deus Ministério Ipiranga, figura entre os primeiros membros da Igreja sendo uma pessoa muito assídua e respeitada por toda congregação. Lembra que seus pais, Arlindo Alves dos Santos e Anersina Matias dos santos, foram uma das primeiras familias que chegaram no ministério Ipiranga. Por mais de dez anos, atua como professora do departamento Junior na EBD, ensinando os alunos a ler a Bíblia e transmitindo o ensinamento da palavra de Deus com sucesso. Além do ensino, também lidera junto a outras companheiras o grupo de louvor dos juniores. Desde os 11 anos de idade participa do coral.
Agradecimentos
Convidado a falar sobre a celebração dos 80 anos da igreja, José Denilson Vieira, pastor setorial da Igreja Assembleia de Deus Ministério Ipiranga, usou a tribuna para fazer o agradecimento e falar do livro de João, capítulo 10 e deixar como mensagem que: “Jesus continua salvando”. Ele informou ainda que a igreja tem mil membros, na cidade. “Nós servimos aquele que tem vida e vida em abundância. E, a Ele seja dada toda honra glória e minha gratidão a todos por este momento”. Ele ainda abençoou a Câmara e o município, ao final do discurso.
“Vejo no olhar de cada um de vocês, o orgulho e a satisfação, ao participar deste momento, quando a igreja completa 80 anos. Parabéns! A gente só tem de agradecer pelo que vocês são e fizeram por Três Lagoas”, destacou o presidente da Câmara, Dr. Cassiano Maia.
Ele ainda citou a mensagem do livro de Mateus, versículo 20 e fez questão de ressaltar que são oito décadas de evangelização e trabalho, resgatando vidas. Lembrou da história da organização religiosa, bem como, de pastores e membros pioneiros, individualmente. “Um viva a igreja e seus membros. E, a cidade de Três Lagoas, que vai completar 109 anos”.