CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

----- O PODER DO POVO -----

   
 
 
 
Vereadores realizam última sessão do ano  
17/12/2024
 

Durante a manhã desta terça-feira (17), os vereadores realizaram no plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas a 43ª sessão ordinária, última do ano. Na pauta do dia, apenas a deliberação do parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) das contas de 2022 da prefeitura municipal de Três Lagoas/MS, Projeto de Decreto Legislativo nº107, de 13 de dezembro de 2024.

Após a aprovação, os parlamentares usaram a tribuna para se despedirem, desejarem um ótimo final de ano e, principalmente, destacarem fatos de uma retrospectiva do ano.

 

Retrospectiva

Durante 2024, os vereadores se reuniram em 43 sessões ordinárias e duas extraordinárias, nas quais foram apreciados, votados e aprovados 29 projetos de autoria do poder executivo, nove do poder legislativo e 105 projetos de decretos legislativos. Os parlamentares também aprovaram seis vetos e seis pareceres do TCE/MS das contas do executivo. Arquivou oito projetos de lei, rejeitou 17 e retirou de pauta outros 24.

Em relação às indicações e requerimentos, os principais pedidos estão relacionados à sinalização de trânsito, implantação de ciclovias, pedidos de um ambiente propício para a prática de atividade física, melhoria e recuperação nas vias públicas, revitalização e obras de acessibilidade nas unidades de saúde, ações para aumentar o plantio de árvores, reciclagem de lixo, castração de animais e denúncias de crimes ambientais (como descarte irregular de lixos e queimadas).

Do total de 826 indicações, cerca de 70% foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seinfra), a campeã de solicitações! Uma média de 14 indicações por sessão.

Foram 254 requerimentos, ao todo. No geral, pedidos de moções de pesar, congratulações e outras honrarias. Cabe ainda ressaltar o número expressivo de decretos legislativos aprovados em decorrência da concessão de honrarias, destacando a população que contribuiu para o bem-estar, sucesso e desenvolvimento do nosso município, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, sempre em defesa da coletividade.