CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

----- O PODER DO POVO -----

   
 
 
Guerra faz balanço positivo de 2005
 
Sessão solene abre ano legislativo
10/02/2006
 
O ano legislativo em Três Lagoas tem início na quarta-feira (15), com realização de sessão solene para abertura dos trabalhos. A sessão ocorrerá às 19h30, no plenário da Câmara, e contará com a presença da prefeita Simone Tebet, mantendo a tradição de que o chefe do Executivo apresente à sociedade e aos vereadores o plano de trabalho para o ano.
O Poder Legislativo retoma os trabalhos com balanço positivo do ano de 2005. Somente em indicações, os vereadores fizeram 582 reivindicações de melhorias para a cidade e para a população. Também foram discutidos e aprovados 76 projetos de lei, que vão desde aprovações para cessão de área para novas indústrias, melhorias na educação, saúde e trânsito até a lei dos 15 minutos, que obriga os bancos a atender seus clientes em no máximo 15 minutos.
O Legislativo ainda adotou uma política de aproximação com a população, por meio de várias ações, como a Câmara no Bairro. Foram realizadas quatro edições com 4.620 atendimentos em saúde, cultura, lazer, emissão de documentos, serviços urbanos, em parceria com a prefeitura, Senac e Aems.
Outra forma dos vereadores intermediarem a vida dos cidadãos foi a realização de audiências públicas. Somente no ano passado foram promovidas dez, envolvendo diversos setores, como famílias de estudantes da zona rural, rancheiros multados à beira do Sucuriu e professores municipais. Também foram realizados debates sobre temas como proteção à criança e ao adolescente e o plebiscito do desarmamento.
O presidente José Augusto Morila Guerra ainda abriu canais de comunicação com a comunidade, visando divulgar as realizações do Legislativo. Além de ampla publicação de reportagens nos jornais de circulação local e regional, as ações da Câmara tiveram destaque no site oficial e nas sessões ao vivo pela TV. Até o mês de dezembro, foram veiculadas mais de 600 reportagens sobre os acontecimentos do Legislativo e o site teve mais de 160 mil acessos.
De acordo com Guerra, a realização do concurso público para provimento de cargos, no qual os aprovados tomarão posse em 1º de março, também foi uma conquista da população.
Entre os planos para 2006, Guerra destaca que a mesa diretora deve continuar com o projeto de ampla divulgação dos atos e vai trabalhar para a construção dos gabinetes para os vereadores. Esta obra deverá ser tocada pela prefeitura. Para sua viabilização, Guerra apresentou emenda ao orçamento municipal de 2006, garantindo que parte do orçamento destinado ao Legislativo seja remanejado para investimentos em obras e instalações.