CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

----- O PODER DO POVO -----

   
 
 
Presidente da Câmara foi homenageado durante solenidade militar
 
Guerra recebe medalha Imperador D. Pedro II
03/07/2006
 
O médico e vereador José Augusto Morila Guerra, atual presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, recebeu das mãos do secretário estadual de Coordenação Geral do Governo e de Justiça e Segurança Pública, Raufi Marques, a comenda Imperador D. Pedro II. Também o vice-governador Egon Krakhecke participou no sábado de amanhã, dia 01 de julho, da solenidade militar de entrega das medalhas Imperador Dom Pedro II, que é a maior honraria concedida a autoridades militares e a civis que colaboraram de alguma forma com a corporação. No dia 02 de julho, no domingo, bombeiros de todo o País comemoraram o Dia do Bombeiro Brasileiro e os 150 anos de criação da corporação.

Além do Dr. Guerra, este ano, 39 pessoas receberam a medalha durante o evento realizado no 2° SGB/1°GB, Quartel do Aeroporto Internacional de Campo Grande. A data foi escolhida em homenagem ao dia do aniversário do patrono da corporação, Dom Pedro II, e instituída em 1954 por meio do decreto nº 35.309 que também designou que na semana em que o dia estivesse compreendido fosse realizada a "Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio e Pânico". No Estado, desde segunda-feira dia 26 de junho, a Semana, com o tema “Sua vida é nosso maior troféu”, está sendo realizada, inclusive aqui em Três Lagoas.

Em 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II, assinou o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Nessa época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. O primeiro núcleo de bombeiros foi ativado em de Campo Grande no dia 25 de setembro de 1.970, com o efetivo de 33 homens. A unidade foi instalada na Avenida Costa e Silva, onde hoje é o 1º Grupamento de Bombeiros. Inicialmente, os bombeiros de Mato Grosso do Sul eram subordinados à Polícia Militar de Mato Grosso. E só em 05 de outubro de 1989, data da promulgação da última Carta Magna do Estado de Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado passou a ser corporação independente. Atualmente está presente em 18 municípios e em Três Lagoas é comandado pelo dinâmico tenente-coronel Armindo Oliveira Franco.