Uma unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos (SP) está prestando atendimento à população e identificando casos de câncer de pele, próstata e cólo de útero, hoje, durante todo o dia, em frente a Câmara Municipal de Três Lagoas. A carreta conta com um centro cirúrgico, consultório para toque retal e salas para exame Papa Nicolau, coposcopia e dermatoscopia. O Legislativo Municipal colabora com a iniciativa cedendo energia para o funcionamento da unidade.
O cruzamento das Ruas Clodoaldo Garcia e Manoel Pedro de Campos foi interditado por conta dos atendimentos.
De acordo com a enfermeira Tânia Silvera Lourenço, a ação faz parte de uma parceria feita com o Município. No total, seis profissionais (uma enfermeira, três técnicos de enfermagem, um médico e um motorista) prestam atendimento e realizam exames dentro da unidade móvel.
“O objetivo principal da iniciativa é identificar novos casos, dos principais tipos de câncer, que acometem a população brasileira, hoje em dia, que são: câncer de pele, de cólo de útero e de próstata”, ressalta a enfermeira.
Ela ressalta que o câncer de útero é a terceira causa de incidência da doença entre as mulheres e o de próstata, a segunda, entre os homens.
Cerca de 120 pessoas serão atendidas na unidade móvel. As consultas foram pré-agendadas e estão sendo confirmadas no CEM (Centro de Especialidades Médicas) e Ambulatório Noturno Dr. Julio Maia.
Casos suspeitos de câncer são encaminhados para exames complementares no Hospital de Barretos.
A carreta do Hospital de Barretos percorre todo o País. Desde que o projeto teve início, em 2002, seis estados já foram visitados pela equipe de saúde.