O presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, José Augusto Morila Guerra participou ontem à noite da solenidade de abertura da Semana do Excepcional, realizada no auditório da UFMS. O evento ocorrerá de 21 a 28 de agosto.
A secretária municipal de educação e cultura, Márcia Moura, o representante do Crea, Magno Costa, o presidente da Apae, Adão José Alves, a diretora do Centro Educacional de Três Lagoas, Jordita Maria de Queiroz, a representante da Promotoria da Infância e da Juventude, Lílian Cunha Marques Dias, a professora e psicóloga Maria Inês Duarte e a equipe multidisciplinar da Apae, também participaram do ato.
Sob o tema “Acessibilidade um caminho para a inclusão”, a semana inclui palestras para estudantes, atividades de socialização, apresentações culturais e até mesmo uma carreata.
“A Semana é uma atividade desenvolvida há 42 anos. O tema é definido pela Federação Nacional das Apaes é uma forma de mostrar para a sociedade e para as pessoas o potencial das pessoas com deficiência”, ressaltou Jordita.
O presidente da Apae, Adão José Alves, acrescentou que todo e qualquer apoio e parceria é importante para o trabalho da instituição. “Buscamos a cada dia melhorar o atendimento dessas pessoas, pois elas precisam de oportunidades e não da piedade das pessoas. E este apoio temos conseguido, sobretudo, da classe política, do Poder Legislativo, que sempre aprova repasses para a entidade”, frisou Adão.
Aproveitando a oportunidade, o presidente da Câmara, José Augusto Morila Guerra, destacou o emprenho e a disposição do Legislativo em ajudar, sempre que possível, a entidade.
“Nosso trabalho se pauta na ajuda e busca de recursos para a Apae, em parceria com o Poder Executivo. Diversos recursos para a entidade foram aprovados pela Câmara e agora nosso objetivo de criar um ambulatório do retardo mental” destacou Guerra.
A Apae de Três Lagoas existe há 31 anos e atende atualmente 287 pessoas com algum tipo de deficiência, inclusive, moradores da zona rural do Município.