Numa noite memorável para membros e servidores do Legislativo Municipal e todos àqueles que compareceram a Câmara de Três Lagoas, no último dia 11 de maio, o presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Jerson Domingos, recebeu o título de cidadão três-lagoense. A homenagem foi proposta pelo vereador Valdomiro Aguirre, em 2003 - através de um requerimento - e apoiada por todos os demais vereadores.
A outorga de título foi prestigiada pela prefeita Simone Tebet, pelo deputado estadual, Akira Otsubo, a ex-prefeita de Brasilândia pelo pecuarista Cláudio Totó, por representantes de entidades, lojas maçônicas, além dos componentes do Coral da Assembléia Legislativa.
Aliás, a apresentação do Coral que incluiu um repertório variado, com música regional (“Um Violeiro toca”, “A chalana”, “Uirapuru”) e popular brasileira (“Andança” e “Aquarela Brasil”), além do hino nacional e do hino de Mato Grosso do Sul, emocionou a todos os presentes.
A noite foi marcada ainda por homenagens pessoais de cada vereador ao deputado Jerson Domingos. Todos ressaltaram a importância do parlamentar para o município.
Primeiro a falar, o vereador Gilsemar José Ferreira (PPS), disse que Três Lagoas recebe um filho ilustre. “A cidade de Três Lagoas ganha mais um filho. Um filho que com certeza nos embates do dia-a-dia desta cidade fará uma grande diferença e sempre estará, como sempre esteve lutando como a gente pela nossa querida terra mãe, que é Três Lagoas”, afirmou.
O vereador Jorge Aparecido de Queiroz (PSDB), por sua vez, falou da felicidade de todos em contar com o apoio do deputado Jerson Domingos. “Agora nós temos mais um filho olhando por Três Lagoas e quem ganha é o Mato Grosso do Sul é o nosso município”, enfatizou Jorginho, que lembrou ainda, que graças ao deputado, os moradores
da Vila São João ganharam um alambrado para o campo de futebol do bairro, local que passou a ser uma opção de lazer para a
comunidade, permitindo, inclusive, a realização de campeonatos.
O vereador Gilmar Garcia Tosta (PT) afirmou que fez questão de participar da homenagem porque admira a retidão de caráter e maneira democrática como o deputado conduz o trabalho parlamentar. “Eu fiquei muito feliz quando foi outorgado este título de cidadão e em nome do Partido dos Trabalhadores quero deixar um abraço ao senhor, me congratular pelo momento e dizer que, independentemente de questões partidárias, o senhor faz o desenvolvimento desta terra e tem retidão de caráter e tem firmeza de propósito”, destacou Gilmar.
Comentando sobre os embates do deputado do Jerson Domingos, os quais presenciou, o vereador Cláudio César de Alcântara (PMDB), ressaltou em seu discurso que sempre considerou o deputado um irmão e que aquele sempre trabalhou em prol do município. “O senhor que é um deputado que trouxe tantos recursos para Três Lagoas, tenho certeza que vai continuar fazendo o papel que Três Lagoas espera de Vossa Excelência”, frisou.
O primeiro secretário da Câmara, vereador Tonhão, também falou da alegria em participar da homenagem e que o compromisso que o deputado sempre teve com os três-lagoenses, trabalhando em prol do município, passa a ser maior. “Tenho certeza que o senhor, assim como o deputado Akira e demais deputados, lutarão por Três Lagoas, meus parabéns”, disse Tonhão.
Amigo e parceiro político do deputado Jerson Domingos de longa data, o vereador José Augusto Morila (PMDB), mesmo se recuperando de um problema de saúde, fez questão de render sua homenagem ao colega do Legislativo Estadual. Ele leu um discurso que ressaltou entre outras coisas, o currículo do homenageado, sua forma de trabalhar e seu zelo com os amigos. “Receber o título de cidadão três-lagoense é igualar-se àqueles que nasceram nesta cidade. É um prêmio que recebe e se o recebe além que qualquer outro motivo que possa ser destacado é pelo amor que tem por Três Lagoas”, enfatizou Guerra.
Autor do requerimento que resultou na homenagem ao deputado Jerson, o vereador Valdomiro Aguirre (Sem Partido), afirmou que a outorga do título foi uma unanimidade entre os vereadores, tanto na época e que a proposição foi apresentada, na legislatura passada, quanto na atual. Aguirre chegou inclusive a se emocionar ao falar do deputado, de seu apoio e solidariedade em muitos momentos. “É por isso que você é abençoado por Deus Jerson porque hoje em dia não adianta você ser apenas político, tem que ser companheiro, amigo. É por isso que nós estamos fazendo isso por você hoje e você faz parte da família três-lagoense e tenho certeza de que você, juntamente com o deputado Akira, ajudará a governar Três Lagoas”, destacou Aguirre.
Participando da mesa de autoridades, durante o evento, o deputado Akira Otsubo, parabenizou a todos os vereadores pela homenagem ao colega. “Eu quero neste momento cumprimentar todos os senhores vereadores, que tiveram uma feliz idéia que a maior homenagem que a Câmara pode realmente fazer a uma pessoa, porque isto representa a vontade popular, pelo sentimento da população, pelo sentimento da gratidão”, ressaltou Akira.
Destacando o desenvolvimento ímpar por qual passa Três Lagoas, a prefeita Simone Tebet, pediu que o deputado Jerson sinta orgulha da cidade porque a cidade tem orgulho de, agora, tê-lo como cidadão. “Sinta orgulho do nosso povo, porque o nosso povo tem orgulho de chamá-lo de irmão. Quero somar fileiras com os vereadores – Três Lagoas agora têm dois deputados – para que juntos com a nossa população nós possamos estar lutando por mais investimentos, especialmente na área de segurança pública e da saúde”, falou a prefeita.
O homenageado além de agradecer pelo carinho de todos falou em mais compromisso e ações em prol de Três Lagoas. “Muito obrigado a todos vocês e tenham certeza que como cidadão três - lagoense vou somar forças com o deputado Akira em luta dos interesses, do desenvolvimento de nossa cidade, junto ao governo de Mato Grosso do Sul”.
A solenidade foi encerrada com o discurso do presidente do Legislativo Municipal, Antônio Rialino Medeiros de Araújo, que falou do jubilo em homenagear uma importante pessoa para Três Lagoas. “Há três anos foi apresentada esta propositura e em momento algum nós titubeamos. Não pensamos duas vezes em determinar a Secretária da Casa que agendasse esta homenagem e quero dizer que vamos precisar muito da sua ajuda”, finalizou Rialino.