Os R$ 647 mil devolvidos pela Câmara ao Município serão utilizados na construção de unidades de saúde nos bairros Vila Piloto, Interlagos e Nossa Senhora Aparecida e ainda na aquisição de uma viatura para o Corpo de Bombeiros. A aplicação do recurso foi definida hoje pela manhã, durante uma reunião entre os vereadores Antônio Railino (PMDB), Cláudio César (PMDB), Gil (PPS), Gilmar (PT), Guerra (PMDB), Guerreiro (PDT), Tonhão (PPS) e Vera Helena (PMDB), e também, o secretário municipal de saúde, Jorge Martinho, o representante do Conselho Municipal de Saúde, Adauto Pires Maia e o comandante do Corpo de Bombeiros, major Luiz Antônio Mello.
Em dezembro de 2007, ao devolver parte do duodécimo do Legislativo Municipal, os vereadores pediram que o dinheiro fosse destinado a projetos na área da saúde.
Durante a reunião, os vereadores reforçaram o pedido de um posto de saúde na Vila Piloto e ainda definiram que fosse construída uma unidade de saúde no bairro Interlagos e outra Nossa Senhora Aparecida. No caso da Vila Piloto e Interlagos o objetivo é facilitar o acesso da população ao atendimento médico, pois alguns moradores têm que percorrer grande distância para chegar até o local, e também dividir melhor o fluxo de atendimento de cada bairro.
No Nossa Senhora Aparecida a proposta é aproveitar o prédio do SOS Criança, que deverá ser desativado assim que o Crase (Centro de Referência de Assistência Social e Educação) passar a funcionar, para montar uma unidade de saúde. O local deverá ser reformado e com a nova unidade de saúde será possível desafogar o atendimento do Posto de Saúde do bairro São Carlos.
Diante dos novos investimentos em saúde, o vereador Cláudio César questionou o secretário de saúde sobre a aquisição de mobília para as novas unidades de saúde.
Martinho respondeu que móveis e equipamentos para os postos podem ser adquiridos através da secretária estadual de saúde, o importante inicialmente é formalizar as novas ações de saúde para viabilizar os recursos.
“Com a demanda de atendimento que estamos tendo é preciso estar preparado para atender a grande procura por medicamentos, atendimentos, exames”, destacou o secretário.
Ainda de acordo com Martinho, a construção de três unidades de saúde está aguardando liberação de verbas, especificamnete recursos de emendas. Logo, o dinheiro disponibilizado pela Câmara chega em boa hora é demonstra a preocupação dos vereadores com a população.
O vereador Gilmar afirmou que sua preocupação é com a contratação de pessoal, visto que, 2008 é um ano eleitoral e há prazos legais.
O secretário de saúde explicou que o Município esta atento a este fato e que não haverá problemas neste sentido. No caso da Vila Piloto, por exemplo, como há duas equipes de saúde no posto de saúde em funcionamento será possível remanejar uma para nova unidade.
Em média a construção das unidades de saúde do Município tem prazo de até 120 dias. Martinho espera que a construção, aquisição de equipamentos e contratação de pessoal das novas unidades dure no máximo seis meses.
Viatura - A ambulância destinada ao Corpo de Bombeiros também é uma reivindicação dos vereadores atendida pela prefeita Simone Tebet.
O major Mello informou aos vereadores que o veículo agilizará o atendimento pré-hospitalar, que hoje é feito com a unidade de resgate da corporação.
O veículo de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros custa aproximadamente R$ 150 mil.
“Esta viatura ajudará e muito em nosso trabalho. Agradecemos muito aos vereadores por esta colaboração tão importante para a comunidade”, ressalta Mello.