CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

----- O PODER DO POVO -----

   
 
 
 
Câmara conquista prêmio estadual por vídeo de educação no trânsito
22/10/2008
 

 

A Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Três Lagoas conquistou o “7º Prêmio Cetran de Segurança no Trânsito” e as jornalistas Ana Maria Barbosa e Gislene de Almeida receberão o troféu do Conselho Estadual de Trânsito, no próximo dia 14 de novembro, em Campo Grande. A conquista é resultado de um vídeo produzido pelas jornalistas sobre o trânsito do Município.

O vídeo, intitulado “Hora da Mudança” foi considerado o melhor da categoria “Geral”. O material apresenta imagens do dia-a-dia do trânsito da cidade bem como depoimentos de familiares de vítimas de acidentes de trânsito, trabalhando o conceito de que a cidade mudou, o trânsito mudou e que a atitude de todos – pedestres e condutores de veículos – também deve ser alterada, visando um trânsito mais seguro.

A produção do vídeo ocorreu em setembro de 2007, devido a uma Audiência Pública promovida pelo vereador Cláudio César (PMDB) em parceria com o Município, durante a Semana de Trânsito. O material foi exibido durante o evento, como forma de exemplificar atos irresponsáveis cometidos por motoristas, ciclistas e pedestres no trânsito de Três Lagoas e também sensibilizar autoridades e cidadãos com a história daqueles que sentiram a perda de um ente querido durante um acidente.

De acordo com os organizadores, o objetivo do concurso do Cetran foi promover importantes conceitos coletivos e individuais, contribuindo assim para uma verdadeira mudança de postura nas ocorrências relativas ao trânsito. A relação dos premiados foi divulgada no site do Cetran (www.cetran.ms.gov.br).

“Nosso objetivo foi mostrar que as autoridades têm despertado para os investimentos em sinalização, por exemplo, mas ainda é necessário que as pessoas mudem seu comportamento. Porque o trânsito é formado por equipamentos, mas, principalmente, por pessoas. As perdas materiais não são nada perto das perdas pessoais, como destaca uma das entrevistadas, que perdeu a mãe, uma senhora que ia de casa para a igreja, de bicicleta. De forma emocionante, ela diz algo que às vezes não levamos em conta: o acidente pode acontecer com qualquer um, a qualquer hora. Por isso, a condução defensiva e cuidadosa é imprescindível”, afirmou a jornalista Gislene de Almeida.

Já a jornalista Ana Maria Barbosa lembrou que a presidência da Câmara tem se preocupado em apoiar o desenvolvimento de projetos que levem melhorias de qualidade de vida para a comunidade. “Quando realizamos a Câmara em Ação, nos bairros, levávamos conhecimento sobre política e cidadania para crianças das escolas. Com este vídeo, a filosofia se estende aos pais. Educação é fundamental em todos os aspectos e temos conseguido auxiliar no desenvolvimento da nossa sociedade”, afirmou.

Participaram da produção, além das jornalistas, os cinegrafistas Sílvio Guedes e Álvaro Eduardo Aguirre. O vídeo está disponível no site www.cmtls.com.br, no canal TV Câmara.

Esta é a segunda premiação ao sistema de comunicação da Câmara Municipal de Três Lagoas na gestão do presidente Antônio Rialino (PMDB). A primeira foi o Prêmio Morena de Criação e Vídeo, conferido à campanha de aniversário de 92 anos de Três Lagoas, em 2007, quando a Câmara recebeu o troféu pelo incentivo e investimento em projetos criativos. A campanha de televisão foi desenvolvida pela agência Qualitas Brasil e concorreu na categoria Órgãos Públicos, Serviço Social Autônomo, Autarquias e Economia Mista.