CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

----- O PODER DO POVO -----

   
 
 
 
Câmara inaugura plenário e salão de eventos
24/12/2008
 

 

Foi realizada, na noite de 23 de dezembro, a inauguração do plenário e do salão de eventos da Câmara Municipal de Três Lagoas. Os dois espaços foram estruturados para melhor atender a população e são mais um marco da gestão do presidente Antônio Rialino Medeiros de Araújo. A solenidade presidida pelo chefe do Legislativo Municipal contou com a participação dos vereadores Cláudio César, Jorginho, Gil, Gilmar e Tonhão, além do presidente regional do PMDB Eduardo Rocha – que no ato representou a esposa, a prefeita Simone Tebet – de autoridades militares, da engenheira responsável pelas obras Wilma Lara, dos ex-presidentes da Câmara, Carlos Nunes Zuque e Walter Martinho, de funcionários da Câmara, de vereadores eleitos para a próxima legislatura e da imprensa local.

A reforma no plenário incluiu mudança de piso, forro, iluminação, instalação elétrica e acústica, além da troca da mobília, remodelação da fachada, paisagismo que garantiram um ar de modernidade ao palácio legislativo e condições de acessibilidade para portadores de deficiência.

Já o salão de eventos foi erguido com o objetivo de adequar a estrutura da Câmara para a realização de solenidades especiais e coquetéis.

Durante o ato de inauguração, os vereadores aproveitaram para enaltecer os feitos de quatro anos de mandato, definindo a legislatura como um marco na história política da cidade. "Foram inúmeros os feitos da atual legislatura: realização de concurso público, construção dos gabinetes, reforma do plenário e hoje a construção deste salão de eventos, que é uma forma de fechar com chave de ouro", enfatizou o vereador Jorginho, primeiro a falar durante a solenidade.

Também ressaltando importantes atos do Legislativo na gestão 2005-2008, o vereador Tonhão destacou que o legado dos dez vereadores é resultado de um novo tempo vivido pelo Município. "A população tem presenciado um desenvolvimento incomum, é como no tempo de Juscelino Kubsticheck, quando o país cresceu 50 anos em 5. Podemos dizer que nestes 4 anos crescemos o equivalente a 40 anos e os vereadores desta legislatura contribuíram para isso", disse.

Já o vereador Gilmar destacou que gostaria de aproveitar a data para render uma homenagem ao Poder Legislativo de todo o país. "Muitos reclamam que se gasta muito com o Parlamento, mas este é o preço da liberdade e da democracia porque gastaríamos muito mais se vivêssemos na ditadura", opinou.

Para o vereador Cláudio César o legado dos representantes do Legislativo Municipal é algo ímpar na história da cidade. "Deixaremos uma Câmara muito melhor para aqueles que virão. Terão mais condições de trabalho e um local de trabalho mais bonito e equipado. Mesmo que eu acredite que ainda são necessárias mais obras, começamos a reformulação."

Falando também em feitos históricos, o vereador Gilsemar lembrou que o vereador Carlos Nunes Zuque entrou para história durante seu mandato pela construção do primeiro pavilhão do Legislativo e avaliou que emprestar seu nome ao prédio da Câmara é uma justa homenagem. "Melhor ainda que está sendo feita em vida", ponderou.

"Quero agradecer aos funcionários pelo empenho de cada um nestes quatro anos". Assim o presidente da Câmara, Antônio Rialino, começou seu discurso que foi marcado também pela descrição de sua trajetória política e conquistas pessoais. "Não julgo quem teve a oportunidade de estudar, que cursou uma faculdade, mas eu sou a prova de que um vendedor de picolé pode ser o presidente da Câmara de Três Lagoas, como eu sou hoje", afirmou.

O ex-vereador Carlos Nunes Zuque, cujo nome está grafado na fachada da Câmara devido ao seu empenho na construção do palácio legislativo, lembrou de sua chegada a Três Lagoas e dos desafios enfrentados durante o período em que foi presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, 1989-1990. Ele também parabenizou o atual presidente pela coragem em autorizar a construção de importantes obras.

Ainda durante a solenidade foi descerrado um tóten com placa sobre a obra, como forma de registrar os feitos dos vereadores da atual legislatura. Ao final foi exibido também um vídeo institucional que ilustrou os principais acontecimentos da legislatura e a contribuição dos vereadores para o desenvolvimento de Três Lagoas.

Um coquetel servido no salão de eventos finalizou a noite de comemoração.

A reforma realizada pelo vereador Rialino ainda se estendeu aos setores administrativos e de secretaria da Câmara, cujas salas foram pintadas e tiveram o piso trocado.