CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

----- O PODER DO POVO -----

   
 
 
 
Vereadores e prefeita discutem déficit habitacional com movimento pela moradia
30/01/2009
 

Os vereadores Fernando Milan (PMDB), Nuna (PMDB) e Idevaldo Claudino (PT) participaram de reunião com lideranças do Movimento Nacional da Luta Pela Moradia, na manhã desta sexta-feira (30), no gabinete da prefeita Simone Tebet. A reunião foi  proposta pelo Legislativo e os representantes do movimento puderam apresentar reivindicações quanto à construção de casas destinadas aos quase mil cadastrados junto à entidade, em Três Lagoas.

Na ocasião, a prefeita apresentou um balanço sobre as ações desenvolvidas no setor, durante seu primeiro mandato, destacando principalmente que não havia uma política habitacional municipal antes de assumir o Executivo, em 2005.

A prefeita ainda ponderou que, atualmente, o município não possui reserva de áreas para novas construções de conjuntos de moradia e o grupo deverá estudar, em conjunto, em que novas áreas poderão ser implantados projetos de habitação popular.

De acordo com o vereador Nuna, foi informado que cerca de 80% dos cadastrados pelo movimento estão também no cadastro do departamento municipal de Habitação e, dentro dos critérios exigidos, deverão ser atendidos dentro dos próximos programas.

"A prefeita destacou que não importa se o cidadão está cadastrado no movimento ou não, ele será atendido, desde que corresponda aos critérios exigidos. O importante, todos nós avaliamos, é que o déficit habitacional em nosso município seja zerado", afirmou Nuna.

Como continuidade dos trabalhos, outras reuniôes deverão ocorrer nos próximos meses e também será buscado contato com a Promotoria Pública para discussão de uma saída que permita maior utilização das áreas onde serão construídas casas populares, de forma a atender mais famílias, frisou Nuna.

O presidente da Câmara, Fernando Milan, avaliou que o resultado do encontro foi muito produtivo e que o trabalho direto dos vereadores com os movimentos populares, em todos os setores, é uma diretriz da atual presidência da Casa.

"O Legislativo vai ouvir a opinião e as reivindicações do cidadão, tentando encaminhar estas necessidades e buscando as melhores soluções", disse.

A Mesa Diretora já cedeu o plenário da Câmara para que, no dia 14 de fevereiro, o Movimento Nacional Pela Moradia promova encontro entre seus associados. Na ocasião, os vereadores e a prefeita também deverão estar presentes.