Uma comissão formada pelo comandante da Polícia Militar, major Wilson Monari, pelo delegado regional de Polícia Civil, Vitor Lopes, pelo diretor da empresa de segurança SVM, Renato de Freitas Queiroz e pelo jornalista Ricardo Ojeda esteve no gabinete da presidência da Câmara, na manhã desta quarta-feira (4), para apresentar ao vereador Fernando Milan um projeto de instalação de câmeras de segurança nos principais pontos de Três Lagoas. A proposta será apresentada de maneira mais detalhada aos demais vereadores na próxima terça-feira (10).
De acordo com o diretor da SVM, o objetivo é usar a tecnologia para garantir mais segurança para a população - auxiliando o serviço das polícias militares e civis - e ainda divulgar imagens da cidade na internet. “O projeto já foi apresentado aos responsáveis pela Polícia Militar, pela Polícia Civil e agora estamos buscando o apoio da Câmara, pois trata-se de um importante investimento em segurança pública, já adotado por diversos municípios”, informou Renato de Freitas Queiroz. Ele explicou que em Araçatuba, as câmeras foram instaladas na região do “calçadão”, com o apoio da Associação Comercial e Prefeitura.
Pela proposta, as câmeras servirão para auxiliar a polícia, na investigação de crimes e reconhecimento de bandidos, e também para divulgar, por exemplo, imagens da região central e pontos turísticos da cidade, num site da internet. Depois de regulamentado, o sistema pode ser implantado em 90 dias.
O presidente da Câmara reconheceu a importância do projeto, mas alertou que o sistema só poderá virar projeto de lei ou ser regulamentado, com o apoio da administração municipal, visando o bem comum. “Nós vemos o projeto com bons olhos porque o objetivo é dar mais estrutura de segurança para nossa cidade, mas ele precisa ser muito bem discutido”, enfatizou Milan.