As vereadoras Vera Helena (PMDB) e Marisa Rocha (PSB), juntamente com a prefeita Simone Tebet, participaram nesta quinta-feira (5) do I Encontro de Prefeitas, vice prefeitas e vereadoras, promovido pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, órgão do governo do estado. O evento foi prestigiado também pelos vereadores Fernando Milan, Nuna e Idevaldo Claudino.
A solenidade de abertura do encontro contou ainda com a presença do governador André Puccinelli, da primeira dama do estado, Beth Puccinelli, do senador Delcídio do Amaral, do presidente da Câmara de Campo Grande, Paulo Siufi e de representantes de Câmaras, Prefeituras e Coordenadorias da Mulher de diversos municípios sul mato grossenses.
A iniciativa faz parte de uma programação especial, dedicada as mulheres, durante todo o mês de março. O objetivo é implementar ações que garantam mais espaço no poder para as mulheres, por meio de mandatos, garantidos legítimamente. Uma campanha com o mesmo intuito e cuja o tema foi: Eleja esta causa: aumento da bancada feminina, antecedeu o debate na capital.
“Queremos que as mulheres que detém um mandato incorporem políticas públicas para as mulheres em seus projetos para que assim possamos elevar a qualidade de vida, garantir direitos e também a cidadania”, destacou a responsável pela coordenadoria especial de políticas pública, Carla Stephanini, em seu discurso.
O governador do estado foi mais além em sua fala e afirmou que o percentual de vagas destinado as mulheres na política (30%) não é totalmente preenchido e que isto precisa mudar, para que o espaço junto com os homens seja equiparado, ficando 50% de representatividade para cada lado.
Falando em nome das prefeitas, a chefe do executivo de Três Lagoas, Simone Tebet, fez mensão as conquistas adquiridas pelas mulheres ao longo dos séculos. “O que temos hoje foi conquistado a muitas penas, com muita luta, suor e até mesmo com vidas. Mulheres corajosas e anônimas lutaram muito para que pudéssemos votar e ser votadas. Hoje não somos apenas mães, filhas, donas de casa, estamos nas ruas, nos movimentos sociais, no serviço público e também na vida pública como prefeitas, deputadas e governadoras”, destacou.
Complementaram os discursos sobre o papel e importância das mulheres o senador Delcídio do Amaral e a deputada Celina Jallad. Esta enfatizando o poder de transformação e exercer direitos e aquele a força e competência da mulher a cada dia.
Pacto – Ainda dentro da programação do “mês da mulher”, aconteceu a assinatura do pacto pelo enfrentamento à violência contra a mulher e do termo de doação de equipamentos para as coordenadorias municipais de políticas públicas para as mulheres.
O pacto foi assinado pela ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, pelo governador André Pucinelli e por prefeitos e representantes de 11 municípios, incluindo Três Lagoas. O documento tem quatro eixos de atuação e 40 ações definidas, entre elas estão: a construção, reforma, reestruturação e ampliação de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência; a capacitação de profissionais e agentes públicos na temática gênero e violência contra a mulher violência; campanhas de combate à violência, saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos, combate ao tráfico e exploração sexual de mulheres; desenvolvimento de estudos e pesquisas, entre outras.
“Já estamos implementado o pacto em MS e este ato é apenas a formalização de todo o processo. É o resultado do trabalho de 11 ministérios”, ressaltou a ministra.
Participaram do evento mais de 100 representantes dos municípios do MS, entre prefeitas, vices, coordenadoras de políticas pela mulher, representantes de movimentos sociais, integrantes do Corpo de Bombeiros, além de autoridades civis e militares, deputados estaduais, federais e vereadores da capital.
“Foi um encontro muito proveitoso, pois podemos discutir ações importantes para consolidar cada vez mais os direitos das mulheres e já temos inclusive projetos para implementar em Três Lagoas, afirmou a vereadora Vera Helena.
A vereadora Marisa Rocha também destacou a importância do projeto. “Nós já temos muitos órgãos voltados para o atendimento a mulher em Três Lagoas e este encontro serviu para que novas idéias e ações sejam colocadas em prática na nossa cidade”, finalizou.