CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

----- O PODER DO POVO -----

   
 
 
 
Município oferecerá vagas de trabalho para catadores
31/03/2009
 

 

Depois de três reuniões entre representantes dos catadores de material reciclável, da empresa Financial, o promotor público, Antônio Carlos de Garcia de Oliveira, o secretário municipal de meio ambiente Cristóvan Canela e os vereadores, a empresa responsável pela coleta de lixo da cidade dará um prazo de até 30 dias para que os trabalhadores deixem definitivamente o local e o Município irá empregar àqueles interessados em trabalhar em órgãos e projetos da administração municipal. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (31), durante uma reunião do grupo com a prefeita Simone Tebet, no gabinete da chefe da executivo municipal.

Na oportunidade, o presidente do Legislativo Municipal, Fernando Milan, colocou a prefeita a par das questões abordadas durantes as reuniões anteriores e explicou que os catadores buscavam uma solução para regularizar sua situação.

O promotor Antônio Carlos falou sobre a legalidade da retirada dos catadores do lixão, destacando os riscos e possíveis acidentes que a separação de material reciclável oferece aos trabalhadores. “Eu entendo que a empresa que realiza a coleta do lixo na cidade, não pode, não deve permitir ninguém dentro do local para segurança dos próprios trabalhadores”, ressaltou o promotor.

A prefeita, por sua vez, lembrou que o aterro tem que ser construído e que os catadores sabiam que teriam que deixar local, inclusive, foi dado um prazo para que eles se adaptassem a situação.
No entanto, ela informou que a proposta do Município é oferecer oportunidade de trabalho para os trabalhadores, somente os 21 que atualmente passam o dia no lixão, os quais a Financial tem o nome. “Àqueles que quiserem trabalhar seja varrendo rua, dirigindo o caminhão da coleta de lixo, ou no viveiro, como é o caso de pessoas com mais idade, estaremos prontos para ajudar, esta é nossa proposta, a curto prazo. A médio prazo, os catadores podem montar uma Associação, o que não pode é permanecer no lixão”, enfatizou a prefeita.

Aliás, no que se refere ao material reciclável, a proposta do Município é promover campanhas de conscientização sobre a coleta seletiva em escolas. A primeira iniciativa neste sentido foi adquirir lixeiras específicas para cada material que serão distribuídas nas instituições de ensino, órgãos públicos e praças