Coronéis explicam como serão levantadas as propostas para o setor

Câmara sedia reunião para organizar conferências de segurança pública
17/04/2009

Com objetivo de preparar e dar os encaminhamentos para a realização da I Conferência Nacional de Segurança Pública, o Ministério da Justiça promove encontro, durante esta sexta-feira (17), na Câmara Municipal de Três Lagoas. A conferência ocorrerá em 16 de maio, com o estabelecimento de três princípios (valores que vão fundamentar as políticas para o setor ) e sete diretrizes (planos de ação para alcançar os valores) da comunidade três-lagoense para a segurança pública.

O encontro de hoje conta com a presença de representantes das polícias Civil e Militar, trabalhadores na segurança pública, representantes governamentais e da sociedade civil. O vereador Tonhão (PPS) representou o presidente da Câmara, Fernando Milan. Os vereadores Idevaldo Claudino (PT) e Marisa Rocha (PSB) também participaram. Os coronéis da PM Garcia e Loubet coordenaram a reunião.

A conferência será composta de etapas municipais e estaduais, antes do grande encontro em Brasília, no mês de agosto. Municípios com menos de 200 mil habitantes, como Três Lagoas, colaborarão com conferências livres e os que contam com população superior terão direito a conferência preparatórias e eletivas. No caso de Mato Grosso do Sul, somente Campo Grande terá esta prerrogativa.

Entretanto, o coronel Garcia explicou que todos os princípios e diretrizes farão parte da política nacional de segurança pública e é importante que os grupos de trabalho sejam formados para apontar os rumos que deverão ser seguidos de forma democrática e amplamente debatidos. A metodologia é que sejam criados grupos de trabalho e elaborados relatórios com as deliberações.

A conferência municipal do dia 16 de maio está aberta a todos os interessados em participar, independente de ser ou não representante da sociedade civil, de algum órgão governamental ou de categorias profissionais ligadas à segurança pública.