Através de uma parceria da Câmara e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, educadores da rede municipal de ensino, de instituições particulares, da UFMS e até mesmo da rede estadual receberão capacitações, quinzenalmente, no Salão de Eventos do Legislativo Municipal.
Na noite desta quarta-feira (22), os participantes dos cursos puderam tirar dúvidas sobre o novo acordo ortográfico, através de uma palestra intitulada: “O papel da gestão da escola frente às mudanças ortográficas da língua portuguesa”, com a professora da UFMS, Marlene Durigan.
Para o mês de abril, o cronograma inclui ainda a apresentação da proposta do projeto para o ano (mês a mês) e da equipe de trabalho. É um trabalho que envolve ainda colaboradores e alunos de mestrado e iniciação científica.
De acordo com as coordenadoras do projeto, Maria Helena Ferreira, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Lucrécia Mello, da UFMS, a iniciativa, atualmente, prepara 160 professores no período noturno e 70, no período vespertino.
“O enfoque dos cursos é a gestão educacional e a atualização constante dos profissionais de educação”, enfatiza Maria Helena.
“A atualização dos educadores é muito importante e os encontros resultam, sobretudo, na produção de conhecimento”, acrescenta Lucrécia.
Executado desde 2005, o projeto de capacitação era estendido somente para os gestores, ou seja, diretores, supervisores e coordenadoras dos Ceinfs, mas por conta da necessidade de constante melhoria do ensino, da chamada “formação continuada”, professores da rede fundamental, parte importante do processo educacional, também passaram a fazer parte do processo.