CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

----- O PODER DO POVO -----

   
 
 
 
Crea/MS homenageia pai de vereadora e propõe parceria com a Câmara
12/05/2009
 

 
A vereadora Vera Helena participou das comemorações dos 30 anos do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul), celebrados na última segunda-feira (11), na sede do Conselho, em Três Lagoas. Na oportunidade, além de representar o Legislativo Municipal, a parlamentar recebeu uma placa comemorativa, em nome do seu pai, o engenheiro agrônomo Onildo Bezerra Pinho, falecido em 2007.
 
“Sinto-me muito honrada com a homenagem prestada ao meu pai e é importante destacar a força que o Crea tem enquanto grupo para o estado de Mato Grosso do Sul”, enfatizou.
A mesma homenagem também foi prestada ao engenheiro civil Álvaro Aparecido Martins e a arquiteta Emilene Tabox Saiar. Os dois fazem parte do quadro de profissionais que se destacaram nos 30 anos do Conselho. Ainda durante o evento, foi dada posse aos três novos inspetores regionais do Crea/MS, para o biênio 2009/2011. São eles: o engenheiro agrimensor, Júlio Bobadilha, a arquiteta Carmem Goulart e o arquiteto Paulo Rebello.

A solenidade teve a presença do presidente do Crea/MS, o engenheiro Jary de Carvalho e Castro, acompanhado da “Caravana da Integração”, que está visitando as 10 inspetorias do Crea no estado. Um coquetel encerrou a noite de homenagens.

Parceria – Na manhã desta terça-feira (12), o presidente do Crea/MS, juntamente com diretores, assessores e inspetores do Conselho, estiveram reunidos com os vereadores Celso Yamaguti, Idevaldo Claudino, Jorge Aparecido Queiroz, Jorge Martinho, Nuna, Tonhão e Vera Helena para propor parcerias entre a entidade de classe e os representantes do Legislativo Municipal.

O objetivo da visita foi apresentar os novos membros do Crea/MS e sugerir um trabalho conjunto entre engenheiros, arquitetos e técnicos  e os vereadores, no que se refere a projetos que envolvem edificações, acessibilidade e até mesmo construção e manutenção de calçadas.

Neste sentido, o Crea/MS elaborou cartilhas sobre a execução de calçadas, acessibilidade, com uma linguagem fácil (em formato de um gibi) para que não haja dúvidas e seja respeitada a legislação sobre as duas questões. “É um material que qualquer possa ler e entender e estamos tentando implantar uma cartilha para pedestres.

 Neste sentido, poderíamos desenvolver um trabalho conjunto com a Câmara, informando e conscientizando mais as pessoas”, destacou a arquiteta e presidente do IAB/MS (Instituto de Arquitetura do Brasil), Milena Adri.

De acordo com o presidente do Crea/MS, o engenheiro Jary Castro, Mato Grosso do Sul tem atualmente 17 mil profissionais da área de arquitetura e engenharia, incluindo técnicos, sendo 1.000, somente em Três Lagoas.

“O Crea está à disposição em todas as questões inerentes a arquitetura e a engenharia, não só no apoio técnico, mas efetivamente participando, contribuindo com a publicidade tanto do aspecto estrutural quanto elétrico das edificações, da execução de calçadas. Desta forma, seria possível estabelecer parcerias com a Câmara Municipal de Três Lagoas, na orientação de projetos de leis”, frisou o assessor da entidade, o engenheiro Edson Shinobukuro.

As propostas apresentadas pelo grupo do Crea foram muito bem recebidas pelos vereadores, como ressaltou o vereador Jorge Martinho. “Vocês estão de parabéns pela iniciativa e queremos ressaltar que nós vereadores temos procurado trabalhar sempre em conjunto, apoiando projetos que tenham como preocupação o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, enfatizou.

O vereador Idevaldo acrescentou, dizendo que a Câmara está a disposição para iniciativas como estas, sobretudo, no que se refere a análise e elaboração de projetos importantes para Três Lagoas.