CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

----- O PODER DO POVO -----

   
 
 
 
Câmara outorga título de cidadão a oito personalidades
17/06/2009
 

Homenageando diversos setores sociais e produtivos, por meio de pessoas que escolheram Três Lagoas para viver, a Câmara Municipal entregou título de Cidadão Três-Lagoense a oito personalidades que auxiliaram o desenvolvimento local, na noite de terça-feira (16). A sessão solene de outorga dos títulos fez parte das festividades de 94 anos da cidade e foi prestigiada pelas famílias e amigos dos homenageados, pela prefeita Simone Tebet, pelo deputado estadual Marquinhos Trad – que recebeu moção de congratulação pelo trabalho frente à CPI da Enersul –, entre outras autoridades civis e militares.
Os homenageados foram a professora-doutora Marlene Durigan; o secretário municipal de administração Odair Biassi; o empresário do ramo hoteleiro Getulio Vargas Falco; o pastor Marcos Rogério M. Araújo, diretor do programa de recuperação de dependentes químicos, Desafio Jovem Peniel; o ex-vereador Irman Ferraz Corrêa; o pecuarista e radialista Toninho do Arapuá; o presidente da Associação da Vila Vicentina e também do Albergue Municipal, Dirceu Menegueli; e o treinador de futebol, Lourival Januário Pereira (Dorí), todas pessoas que prestaram relevantes serviços para Três Lagoas.
Na abertura da solenidade, o presidente da Câmara, Fernando Milan, destacou que os títulos já estavam aprovados, alguns desde a legislatura passada, e que a homenagem reunindo todos os novos cidadãos foi uma idéia do vereador Tonhão, que foi prontamente acatada por todos.
“É uma forma de parabenizar a cidade através de pessoas que trabalham em prol da coletividade, apesar de não terem nascido em Três Lagoas”, afirmou. Milan lembrou que aprendeu com o senador Ramez Tebet que a oportunidade de servir, como servem os homenageados, é um presente de Deus.

Marquinhos Trad
O primeiro homenageado foi o deputado estadual Marquinhos Trad, com propositura do vereador Jorge Martinho (PMDB). Ele recebeu Moção de Congratulação pelos trabalhos realizados em benefício dos consumidores de energia elétrica fornecida pela Enersul. Em suas palavras de agradecimento, ele reafirmou o amor pela terra e, numa parábola, expressou que em todos os casos o importante não é a aparência, mas o que cada pessoa é dentro de sua comunidade.
Ao discursar sobre o homenageado, o vereador Jorge Martinho afirmou que pretende, seguindo o exemplo do deputado, encampar estudos para analisar as tarifas da Elektro na região, buscando os mesmos resultados conquistados por Trad: redução nas contar de energia.

Getúlio Falco
Em atendimento à indicação do vereador Tonhão (PPS), o pecuarista e empresário do ramo hoteleiro, Getúlio Vargas Falco, nascido em Araçatuba (SP) e residente em Três Lagoas desde 1971, foi o primeiro da noite a receber o título de cidadão. “Fico honrado em participar da história de Três Lagoas”, afirmou, estendendo as homenagens à prefeita Simone Tebet, seu secretariado e aos vereadores pela administração da cidade, atualmente. Getúlio ainda
Simone Tebet contou que o nome do empresário chegou a ser lembrado para disputar a prefeitura de Três Lagoas, pelo seu partido, o PMDB, devido sua credibilidade e dinamismo.
Já o vereador Tonhão destacou que o empresário tem acreditado na cidade, fazendo empreendimentos ousados e gerando hoje 180 empregos diretos.

Marlene Durigan 
Na sequência, recebeu o título a professora-doutora Marlene Durigan, professora aposentada da UFMS, criadora do material de ensino do EJA/MS e membro do Projeto de Pesquisa da Secretaria Especial de Direitos Humanos na presidência da República. A homenagem foi proposta pelo ex-vereador Gilsemar José Ferreira, a quem a professora fez questão de agradecer por tê-la honrado com o título.
Natural de Maracaí (SP), Marlene mora em Três Lagoas desde 1982 e revelou que, por questão de identificação, pela acolhida que recebeu na cidade e por sua filha ter aqui nascido, agradece a Deus pelos caminhos que percorreu e pelos amigos que encontrou. “Gostaria de ter transferido não só o título eleitoral, mas minha certidão de nascimento para esta cidade”, revelou. Com o título, a professora diz que sua memória ficará tão marcada quanto a sua certidão de nascimento.

Toninho do Arapuá
Mais conhecido como Toninho do Arapuá, Antônio Aparecido da Silva, natural de Votuporanga (SP), chegou ao município em 1984. Atuando como pecuarista e como diretor da Rádio Estrela de Arapuá, também considerou uma honra ser laureado como cidadão três-lagoense. “O pouco que faço, tento ajudar. Divido o título com minha esposa Terezinha, com minhas filhas Eliane e Elaine, e com minha neta, Daniele”, afirmou.
A indicação foi feita pelo vereador Jorginho do Gás (PSDB). “Foi gratificante propor esta homenagem porque o Toninho faz muito pelo Arapuá, local que não considero um distrito, mas um bairro distante. Também é um grande orgulho homenagear tantas pessoas que escolheram nossa cidade para viver, crescer e criar os filhos”, disse o vereador. Já para a prefeita Simone, o título dado a Toninho pode ser estendido a todos os representantes da imprensa que vivem e trabalham em Três Lagoas.

Dirceu Menegueli
O presidente da Associação da Vila Vicentina e também do Albergue Municipal, Dirceu Menegueli, mora em Três Lagoas desde 1972. Ao lado da esposa Ana Maria, tem trabalhado arduamente nas questões sociais, prestando solidariedade a pessoas que não têm casa. Pai de cinco filhos, ainda é membro do Conselho Municipal do Idoso e da Assistência Social. Agradecido pelo título, também ressaltou a importância de sua família para o sucesso do trabalho, hoje reconhecido pelo título proposto pelo vereador Tonhão.
Vereadores e a prefeita Simone Tebet também frisaram que a solidariedade prestada a centenas de família, ao longo dos anos de atuação de Menegueli, mostram como é possível fazer da vida uma doação.

Irman Ferraz
Comemorando 82 anos, na noite da solenidade, o ex-vereador Irman Ferraz, nascido em Porto Murtilho (MS), chegou ao município há 40 anos. Aqui também foi chefe da Defesa Civil, coordenador do Projeto Rondon, presidente da OAB-TL e conselheiro da OAB-MS, presidente do Sindicato Rural, presidente da Câmara Municipal e sempre esteve à frente de questões coletivas, atuação que levou o ex-vereador Gilmar Garcia Tosta a propor a homenagem. “Venho de uma grande luta política e continuarei com vocês para sempre”, disse aos vereadores.
Ao destacar o trabalho de Irman Ferraz, a prefeita Simone Tebet pontuou que não foi um esquecimento do Legislativo esperar tanto tempo para o reconhecimento público, mas que todos, pelo empenho e destaque do homem e do político Irman Ferraz, sempre acreditaram que ele tinha nascido na cidade e não em outro local.

Professor Dori
Nascido em Brotas de Macaúba (BA), o treinador de futebol Dorival Januário Pereira, conhecido como Dori, liderou gerações de meninos, muitos deles políticos, lideranças sociais e empresariais da atualidade. Seu trabalho no campinho do Salesiano Dom Bosco e em outros bairros da cidade, por 30 anos, é referência para muitos dos homens presentes à solenidade, como os vereadores Jorginho do Gás, Celso Yamaguti e Idevaldo Claudino, o presidente do PMDB, Eduardo Rocha, entre outros.
“Fico muito grato em receber este título e agradeço a todos. Posso não ter formado jogadores de futebol, mas ajudei na formação dos cidadãos de hoje”, afirmou.
Em seus pronunciamentos, os vereadores aproveitaram para agradecer a contribuição que Dori trouxe para vida pessoal de cada um. “Se eu tenho 44 anos e nunca bebi e nem fumei, devo isso ao trabalho do Dori”, ressaltou Jorginho do Gás. “O Dori é um exemplo de boa conduta, de moral e dedicação na formação de muitos três-lagoenses”, acrescentou Idevaldo Claudino.

Odair Biassi
“Vim para esta terra para trabalhar e hoje estou sendo reconhecido pelo trabalho”, afirmou o secretário municipal de Administração, Odair Biassi, bacharel em Direito que chegou à cidade em 1984, tendo ocupado diversos cargos no Frigotel. Ele também é empresário, no ramo de lotéricas e agradeceu a oportunidade dada pela prefeita Simone Tebet. A proposta para a homenagem partiu dos vereadores Ângelo Guerreiro e Jorge Martinho, os quais agradeceram o trabalho desenvolvido no município. A prefeita Simone acrescentou informações de que o rigor e responsabilidade de Biassi, frente à secretaria, têm proporcionado medidas de economia para o município, o que resulta em mais recursos para investimentos sociais, como habitação, saúde e educação.

Pastor Marcos Rogério
Diretor do Desafio Jovem Peniel, o pastor Marcos Rogério Martins Araújo, natural de Dom Cavati (MG), está em Três Lagoas desde 1987, sendo responsável pelo acolhimento e tratamento de mais de 5 mil homens dependentes de álcool e drogas que já passaram pelo centro de recuperação mantido pela igreja Peniel, da qual é pastor titular. Recentemente, a casa de recuperação ampliou o atendimento também para mulheres, em atitude pioneira na região.
Por este trabalho social, foi indicado para o título de cidadão pelo ex-vereador Gilmar Garcia Tosta, o qual, juntamente com a vereadora Vera Helena fez a entrega da homenagem. “Este é um momento sublime e de glória. Sei que todas as coisas vêm de Deus e vão convergir para Ele”, afirmou ao agradecer as autoridades. O pastor ainda enfatizou que Três Lagoas é o melhor lugar do mundo para viver e relatou que, na Bíblia, existe uma ‘cidade das águas’, tão abençoada quanto o município que o acolheu como cidadão.

Vereadores
O vereador Nuna Viana (PMDB) saudou os oito novos cidadãos. “Fico feliz em ter novos irmãos três-lagoenses”, disse.
Jorge Martinho enalteceu os homenageados, ressaltando que o progresso e crescimento da cidade é fruto do trabalho dos filhos que se dedicam e de pessoas que, como os homenageados, trabalham com o mesmo amor, empenho e carinho.
Marisa Rocha afirmou que a noite era de agradecimento. “São diferentes histórias e diferentes contribuições para o engrandecimento da nossa cidade”, opinou.

Apresentações
Durante a outorga dos títulos, o poeta Célio de Barros declamou uma poesia e a cantora Keyla Olliver apresentou um hino de louvor em homenagem aos presentes.
Mais de 250 pessoas compareceram ao plenário da Câmara Municipal para prestigiar os homenageados. Familiares e amigos viveram momentos de emoção, sobretudo pelo reconhecimento expresso pelos títulos e pelos discursos proferidos.
A mesa de autoridades, além de abrigar a prefeita Simone Tebet e o presidente do Legislativo, Fernando Milan, reuniu o ex-vereador Antônio Rialino; o deputado Marquinhos Trad; o empresário José Paulo Rímoli, representando a Federação das Indústrias; José Penha do Carmo, presidente da OAB-Três Lagoas; e o capitão Rodrigo Santos Bouéri, representando a 2ª Cia de Infantaria, do Exército.

Dirce Vianna

Na sequência das homenagens prestadas como comemoração aos 94 anos de emancipação político-administrativa do município, foi descerrada a placa denominando o salão de eventos da Câmara como “Vereadora Dirce Jesus Vianna”. Professora, pecuarista, bacharel em Direito, vereadora e fundadora da Casa Dirce Vianna, de assistência a crianças portadoras de câncer, a homenageada foi, como definiu a prefeita Simone, “uma mulher à frente de seu tempo”, por ter integrado a vida política local com coragem e por ter encampado a luta pela melhoria na qualidade de vida dos portadores de câncer, doença contra a qual lutou durante anos.
Após as solenidades, foi servido um coquetel no salão de eventos. Na ocasião, os presentes parabenizaram o ex-vereador Irman Ferraz pelo seus 82 anos comemorados no mesmo dia.