Vereadores acompanham visita de diretor de gás da Petrobras
26/03/2012

Os vereadores Tonhão e Idevaldo Claudino acompanharam a divulgação do processo seletivo do Promimp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) feita pela direção e profissionais da Petrobras, em Três Lagoas. A seleção dará oportunidade de capacitação em diversos municípios brasileiros, incluindo Três Lagoas, onde serão oferecidas 708 vagas.

"Trata-se de uma oportunidade de capacitação importante para nossa população, nossos jovens. A equipe da Petrobras está de parabéns pela divulgação do Promimp e são mais chances de emprego que surgem", destacou Idevaldo.

Tonhão também enalteceu o investimento no capital humano e falou do compromisso da administração municipal em buscar sempre ótimas oportunidades e importantes empreendimentos para a região.

Para falar sobre a seleção Assessoria de Imprensa da Petrobras preparou uma coletiva de imprensa - realizada no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na tarde do dia 23 de março - e trouxe até o Município o novo diretor de gás e energia da estatal, José Alcides Santoro Martins e o gerente de capacitação profissional José Renato Ferreira de Almeida.

As inscrições para a seleção vão até o dia 12 de abril. No município, as vagas são para quem tem no mínimo 18 anos e formação em nível fundamental e médio. Há ainda a concessão de bolsas no valor de R$ 300 e R$ 600 para quem for aprovado e estiver desempregado.

O Promimp é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com a participação de dezenas de entidades ligadas ao setor de energia e gás natural, indústria e construção naval.

O objetivo do programa é capacitar recursos humanos para empresas privadas em diversos níveis, para a implementação dos empreendimentos do setor previstos para o período de 2012 a 2013.

A prefeita Márcia Moura foi convidada a participar do ato e aproveitou para falar da importância da Petrobras, que já tem uma termoelétrica na cidade e está construindo a UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados). "Três Lagoas será uma nova Três Lagoas com a unidade de fertilizantes", disse a chefe do Executivo Municipal, no começo do seu discurso.

Ela ainda destacou que a oportunidade que está sendo dada aos três-lagoenses, por meio dos cursos do Promimp, se reverte em mais qualidade de vida e na realização de sonhos de muito trabalhadores, de muitas famílias, bem como, o investimento que se faz nos micros, pequenos e médios empresários.

A escolha das cidades que receberão os cursos do Promimp está relacionada aos locais onde há projetos e empreendimentos do setor de petróleo e gás em execução ou previstos para os próximos anos, como é o caso da cidade das águas.

Coube a José Renato falar da importância do Programa nacional detalhar melhor a parte da Petrobras no processo, que já está no 6º ciclo.

Em números, a fábrica de Três Lagoas representa um investimento de R$ 4 bilhões, com a previsão de gerar 5,4 mil empregos diretos e outros 16.200 indiretos, na fase de implementação. O número de trabalhadores para atuar na unidade depois de pronta é de 5.419 (860 na construção civil) e 4.559 (na construção e montagem).

A UFN 3 é uma das três unidades de fertilizantes nitrogenados em construção no Brasil. Através dela será possível dobrar a produção de uréia fertilizante. A fábrica deverá entrar em atividade, em setembro de 2014.

Dados apurados pela estatal demonstram que a média de candidatos por vaga, no Promimp, em outros estados, é de 9/10, enquanto que em Mato Grosso do Sul, chega a 0,9.

"Falta divulgação do que é e o que significa a capacitação para as pessoas e para isso contamos com a imprensa para ajudar nesta divulgação", enfatizou José Renato.

O diretor de gás e energia José Alcides complementou dizendo que: "Seria injusto se a Petrobras viesse e não deixasse nenhum legado". E, ainda falou sobre a movimentação que a construção da fábrica de fertilizantes gera: mais postos de trabalhos; aumento da renda da população; movimentação em restaurantes; instalação de empresas que dão suporte a todas as áreas.

Visita - Após o ato, a prefeita, o vereador Idevaldo e a equipe da Petrobras seguiram até a sede da Missão Salesiana, na Vila Piloto, onde visitaram as instalações do projeto "Gerando o Futuro", que prepara jovens de 16 a 18 anos, oriundos da rede pública para as provas do Pomimp. Através da iniciativa, a Petrobras e parceiros melhoram o rendimento escolar dos jovens nas disciplinas da prova (Português, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico).

Serviço: Para se inscrever ou saber mais informações sobre o curso do Promimp, basta acessar o site www.promimp.com.br ou se dirigir ao posto de inscrição em Três Lagoas, localizado na rua Orestes Prata Tibery, nº 57, no centro da cidade. A inscrição para nível fundamental custa R$ 25, a de nível médio R$ 42.

Texto: Gislene Almeida

Foto: JJ Caju