Eles foram recebidos pelo presidente e conheceram todos os gabinetes, assim como o funcionamento da Casa
Alunos do projeto Comunidade Educa visitaram a Câmara, na quarta-feira (24), a convite do presidente André Bittencourt.
O vereador André Bittencourt conversou com os alunos e de forma simples, com exemplos fáceis, explicou a função do legislativo e sua colaboração para a população e para o desenvolvimento da cidade.
Segundo o coordenador do projeto, Luan Freitas, é importante para as crianças conhecerem o funcionamento e a importância das diversas atividades de trabalho. “Estamos levando crianças em órgãos públicos e privados para conhecerem a rotina. Aqui na Câmara, fomos bem recebido pelo presidente da Casa, demais vereadores e assessores”, afirmou Luan Freitas.
Os alunos Gabrielle, Ana Carolina e Ícaro, juntamente com o coordenador, visitaram todos os gabinetes da Casa, convidando vereadores e assessores para conhecerem de perto o projeto.
Com quase dois anos de atividades, o projeto Comunidade Educa atualmente atende em torno de 200 crianças na Escola Municipal Marlene de Noronha, aos domingos. As crianças que realizaram as visitas são líderes mirins do projeto. Elas auxiliam na limpeza do espaço das atividades, preparação do lanche e incentivam os demais alunos.
“Estudem, tenham disciplina e obediência aos pais. Eu sou advogado e atualmente estou vereador. Vocês são crianças e ainda não conseguem definir que profissão seguir, mas lembre-se que tudo na vida tem que ter muita dedicação”, orientou o vereador André Bittencourt. Ele ainda acrescentou que conhece o projeto Comunidade Educa e que admira a organização dos coordenadores.
Para o vereador, projetos como este devem ser ampliados para outras escolas, beneficiando não somente a criança e o jovem, mas toda a família.
Bullying
Os alunos do projeto explicaram que vários temas já foram debatidos por eles, inclusive bullying. O vereador ressaltou que sobre o assunto já elaborou proposta de projeto de lei. “É importante que todas as instituições de ensino público e particular mantenham campanha permanente de conscientização. O assunto merece toda a atenção do poder público. Existem muitos casos de crianças e jovens com depressão, muitos vindos do bullyng sofrido na escola ou em outros meios”, finalizou o vereador André Bittencourt.