Reunião com vereadores deverá ser na próxima segunda-feira

Realino articula solução para atendimento em UTI Neonatal
25/10/2018

Vereador defende convênio com a Cassems caso atendimento não seja viabilizado no Hospital Auxiliadora

O vereador Antônio Realino defendeu a realização de uma ampla reunião para tentar solucionar a falta de UTI Neonatal com atendimento pelo SUS, em Três Lagoas. Na tribuna da Câmara Municipal, nesta semana, ele informou que está articulando o encontro dos vereadores com a secretária municipal de Saúde, Angelina Zuque, e a diretoria do Hospital Auxiliadora, para a próxima segunda-feira, para entender se há possibilidade da instituição ser adequada para cadastramento junto ao Ministério da Saúde, para este atendimento.

Realino disse que, caso isso seja impossível ou demore, ele sugere que a administração municipal faça um convênio com o hospital Cassems para uso da UTI Neonatal, sempre que houver necessidade. O Hospital Cassems é a única instituição que tem esta estrutura de atendimento no município, porém sem credenciamento com o SUS.

A luta por uma UTI Neonatal para atendimento público já é antiga, no município, e se tornou ainda mais urgente, mediante a morte de um recém-nascido prematuro, há alguns dias. A criança precisou ser transferida para Campo Grande, porém não resistiu, possivelmente porque a atenção intensiva deveria ter sido imediata.

Os vereadores Renée Venâncio e Davis Martinelli cumprimentaram Realino pela iniciativa. Davis lembrou que há três anos a Justiça Federal sentenciou que o município é obrigado a fornecer o atendimento. Ele ainda disse que notificou a Secretaria Estadual de Saúde, na semana passada, para que o Hospital Cassems seja credenciado. Renée também elogiou a postura do vereador Realino, na busca de solução.

Indicações

Nesta semana, o vereador Realino apresentou três indicações, durante a sessão ordinária. São elas:
Cascalhamento e nivelamento na rua Lopes de Oliveira, no bairro Atenas, encaminhada a Dirceu Deguti secretário Municipal de Infraestrutura Transito e Transporte, com cópia ao prefeito Ângelo Guerreiro.

Refazer o nivelamento na rua José Amim, próximo ao colégio Élcio Lote Rigo, no bairro Jardim Oiti, foi solicitação enviada ao gerente Regional da Sanesul, Adilson Silva Bahia, com cópia ao prefeito Ângelo Guerreiro. Seguno Realino, mais uma vez a concessionária de água e esgoto abriu um buraco na via e não o reparou com presteza.