Luiz Akira pede atenção para barragem da usina hidrelétrica de Três Lagoas
19/02/2019

Durante a 2ª sessão ordinária de 2019, que aconteceu nesta terça-feira (19), o vereador Luiz Akira usou seu tempo no grande expediente para defender um requerimento que apresentou, buscando informações sobre a segurança da barragem da usina hidrelétrica de Três Lagoas. “Imaginando que é uma usina construída há muito tempo, queremos saber sobre a manutenção”, explicou.

Akira apresentou três indicações. A primeira para a secretaria de Saúde Pública, solicitando que estude a possibilidade de estender o horário de atendimento nas UBS – Unidade Básica de Saúde. A segunda, para a secretaria de Assistência Social, solicitando que estude a possibilidade de realizar casamento comunitário para pessoas de baixa renda. E a terceira, para a Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, solicitando que estude a possibilidade de instalar uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) na cidade de Três Lagoas.

Após apresentar suas indicações, falou sobre a volta às aulas: “os serviços públicos passam por uma sobrecarga nesse período. O prefeito de Campo Grande anunciou que vai estender o horário de atendimento na saúde. Acredito que Três Lagoas também possa fazer esse remanejamento no horário para ajudar os trabalhadores três-lagoenses”.

A sessão

Os vereadores analisaram seis projetos de lei. Um foi aprovado em regime de urgência e os demais foram encaminhados para as comissões permanentes analisarem e emitirem parecer. O projeto aprovado prorroga o prazo de concessão de descontos do programa de recuperação de créditos “Morar Legal” até o dia 31 de dezembro de 2019.

A pedido do Sargento Rodrigues, os vereadores debateram brevemente sobre o horário da sessão. Também foi sugerida a inversão permanente da pauta, ou seja, realizar a ordem do dia, que é o momento dedicado às votações, antes do grande expediente, momento em que cada vereador possui 10 minutos para utilizar a tribuna. Essas questões poderão ser votadas nas próximas sessões, mediante projeto de resolução para alterar o Regimento Interno da Casa de Leis.