Sessão foi a nona do ano

Gilmar Garcia cobra que Estado e União invistam na drenagem de Três Lagoas
15/04/2019

Em seu pronunciamento, ao falar sobre a possibilidade de o município contrair empréstimos de cerca de R$ 250 milhões para a drenagem, o vereador Gilmar Garcia Tosta defendeu que o município de Três Lagoas não pode assumir sozinho os custos para implantar infraestrutura. “Contribuímos até com o PIB nacional, por meio das exportações”, lembrou.

Na visão do parlamentar, a cidade não pode se endividar e arcar sozinha com os custos da drenagem. Assim, defendeu que o Estado e a União colaborem nos investimentos em drenagem. “Precisamos pressionar as autoridades do estado que atuam em nível federal para que haja verbas federais para pelo menos uma parte dos investimentos em infraestrutura”, afirmou.

O vereador destacou que o município tem a necessidade de três projetos de macro drenagem e ter investimentos de outros entes. ”A micro drenagem vem sendo feita, por várias administrações, mas as necessidades são maiores que o orçamento, então é preciso que governo do Estado e União colaborem, porque Três Lagoas colabora em muito”, disse.

No entanto, Gilmar criticou o crescimento desordenado, lembrando que hoje, por conta de loteamentos, têm ocorrido alagamentos em áreas que, antes do processo de impermeabilização do solo, não eram afetadas.

Indicações de Gilmar
Na sessão do dia 9 de abril, Gilmar encaminhou três indicações à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, com cópia ao prefeito Ângelo Guerreiro: limpeza do terreno e notificação do proprietário, no endereço localizado a rua Coronel João Gonçalves de Oliveira, altura dos n.º 2610 ao , no bairro Jardim Alvorada; encascalhamento, no endereço localizado à rua 15 de Junho, na altura dos nºs 2764 ao 2890, no bairro Santos Dumont; limpeza do asfalto, localizado a avenida Professor João Thomes, do nº. 3725 até toda sua extensão no bairro Vila Alegre.

Requerimentos

O vereador apresentou solicitação de informações oficiais ao secretário Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Toniel Carlos Fernandes dos Santos, quanto ao contrato de concessão da Zona Azul Central Park.

Ainda apresentou moção de pesar aos familiares de Aparecido Alves Sobrinho, falecido em ocorrido em 03/04/2019.

Sessão

Os alagamentos ocorridos em alguns bairros do município, no último final de semana, foram um dos temas centrais das discussões dos vereadores de Três Lagoas, na 9ª sessão, realizada nesta terça-feira (9). Todos que discursaram sobre o assunto lembraram que é necessário que se tomem medidas estruturadas para solucionar a questão, sobretudo com investimentos em drenagem, assim como serviços permanentes de limpeza de bocas de lobo e dos piscinões.

Outro assunto na pauta foi a veiculação, nas redes sociais, de ameaças de morte a funcionários da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), devido a descontentamento com o atendimento de saúde no local.

Aprovação
Os vereadores de Três Lagoas aprovaram o projeto de lei nº 34 de 22 de março, autorizando a prefeitura a fazer abertura de crédito especial, permitindo que seja realizado remanejamento de recursos dentro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, para atender ao Departamento de Turismo criado em lei de 2016. Como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019 não contempla as metas e prioridades do departamento, a prefeitura solicitou o remanejamento de saldos orçamentários, o que foi aprovado.

Ainda foi aprovado o projeto de resolução nº 24 de 08 de abril de 2019: “dispõe sobre alteração do caput. do artigo 2º da resolução 1/2016 da Câmara Municipal de Três Lagoas-MS, e dá outras providências.”