CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

----- O PODER DO POVO -----

   
 
 
MAIS FOTOS EM: www.flickr.com/cmtls
 
Policiais e empresário recebem honrarias por relevantes serviços no município
30/08/2019
 

Na noite do dia 29 de agosto, a Câmara Municipal de Três Lagoas realizou uma Sessão Solene para homenagear representantes da segurança pública do município. Na oportunidade foram concedidas 17 Moções de Congratulação e 2 Títulos de Cidadão Três-Lagoense.

A concessão dos títulos foi proposta pelo vereador Sargento Rodrigues, que também aproveitou a homenagem para entregar 18 títulos de Honra ao Mérito, alusivos aos 29 anos do 2º BPM.

A solenidade lotou o Plenário da Casa de Leis de policiais e seus familiares. Na mesa de honra das autoridades estavam as seguintes autoridades da segurança pública local: major Ênio, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar; major Mauro, subcomandante do Policiamento de Área 2; delegado regional da Polícia Civil, Rogério Faria; delegado titular do 1º DP, Messias dos Santos Filho;  diretor do Presídio de Segurança Média de TL, Raul Ramalho; senhor Sales, diretor do presídio semiaberto, representando o diretor da Agepen, Acir Rodrigues; o subtenente Fialho, representando o comandante da Polícia Rodoviária Federal,  tenente Vêncio; o presidente da Associação de Cabos e Sargentos, sargento Gislomar, o subcomandante do Corpo de Bombeiros, major Zatar, o presidente do Grêmio 27 de agosto, cabo Ederson, e, representando o prefeito, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, coronel Moraes.

Também integraram a Mesa, o presidente do PSL, em Três Lagoas, Walter Bogamil, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Eurídes Silveira de Freitas e o deputado estadual, Coronel Davi.

Antes da entrega das honrarias, foi exibido um vídeo institucional do 2º BPM, com imagens da rotina de trabalho, na sede do grupamento e ainda, de abordagens e apreensões feitas em diversos bairros da cidade.

Com a entrega dos títulos fez um reconhecimento aqueles que prestam relevantes serviços, na área de segurança pública, do município, dentre os quais foram citados: prisões de estupradores, salvar a vida de um colega, que tentou suicídio, recueração de veículos roubados, entorpecentes, e indivíduos de  altíssima periculosidade, contribuindo para a redução do índice de criminalidade.

Foram homenageados com Moção de Congratulação, os seguintes policiais:

CB PM Guilherme Gratão Cunha; SD PM Thiago Pimenta de Queiroz; SGT PM Renan Medina de Almeida; CB PM Marcelo Gonçalves de Souza; CB PM Lúcio Coelho Lemos; SGT PM Edmilson Aparecido de Freitas; SGT PM Aldair Rodrigues Coto; CB PM Antônio Francisco da Silva; SD PM Douglas Mendes; CB  PM Rogério Fontes Bazan; SD PM Fagner da Silva Rezende; CB PM Sergio Dac Vicente Mattos; SD PM Alex Tabone Silva; SGT BM, Donizete Martins do Nascimento; Major Ênio de Souza Soares; o agente Penitenciário Paulo Sérgio Vieira e o delegado Messias.

Receberam o Título de Cidadão Três Lagoense, o 2º tenente PM Valdemar Clemente e o empresário Hélio Bernardo Benites.

O Título de Honra ao Mérito foi concedido para: tenente PM Flávio; tenente Bombeiro Nascimento; tenente PM Formigálio; sargento PM Gilosmar; cabo PM Bazan; cabo PM Ederson; cabo PM Marcelo Alencar; soldado PM Gomes; cabo PM Elaine; cabo PM Helen; cabo PM Fernanda Silva; cabo PM Selma; soldado PM Érica; soldado PM Deise; soldado PM Priscila; soldado PM Danielli; soldado PM Caroline e o também policial, atual deputado estadual Cel Davi.

O empresário Hélio resumiu a satisfação por receber a honraria, com uma frase: “Meu sangue é sul-mato-grossense, mas meu coração é três-lagoense”. Eleainda fez questão de agradecer a esposa e afilha, presentes na solenidade.

Falando da alegria por receber a homenagem do Legislativo Municipal, o agora cidadão três-lagoense, tenente Clemente, inicialmente, citou a caminhada ao lado do vereador sargento Rodrigues, por  duas décadas, quando estavam na ativa, em muitas patrulhas pela cidade, auxiliando o comando nas políticas do Município.

Ao se referir ao trabalho parlamentar, Clemente que é atual chefe de gabinete de Rodrigues, afirmou que o vereador vem se realizando coisas inéditas, um trabalho magnífico, fazendo as coisas acontecerem.

"Recebemos centenas de pessoas, no gabinete. O trabalho que sargento realiza, indo nas instituições, brigando pelos interesses do Município, fazendo com que a voz do povo, dos irmãos de farda seja ouvida, é sempre com muita coragem. A  gente trava uma luta todos os dias", enfatizou o tenente.

Também com direito a fala, o deputado estadual coronel falou da importância do reconhecimento, feito pela Câmara, através do vereador sargento Rodrigues, pois todos os dias a segurança pública, produz heróis e heroínas e nem sempre há este reconhecimento da sociedade.

Ele ainda citou que na Assembleia Legislativa também faz- se homenagem, aqueles que esforço e profissionalismo contribuem para uma segurança pública cada vez melhor.

Na sequência, representando o prefeito Ângelo Guerreiro, o atual secretário municipal de desenvolvimento - que também é policial militar - coronel Moraes teve como principal destaque na fala, a divulgação da informação que em Três Lagoas, ao contrário da estatística do Brasil, quase 100% dos crimes contra vida são solucionados, graças a ação dos policiais.

Ele trabalhou por 10 anos, no 2ºBPM, sendo a última função como comandante, finalizou dizendo que as portas da administração estão sempre abertas para os policiais.

Afirmando ser uma noite festiva e do grande prazer de recer e participar da solenidade, o comandante do 2ºBPM, major Ênio, também citou a importância das homenagens. “O reconhecimento é muito importante e ele deve ser feito, em vida, para que se sinta valorizado”.

Ele ainda citou os desafios de se fazer segurança pública, na atualidade, devido a falata de efetivo, equipamentos e uma série de coisas, mas mesmo assim, os policiais em Três Lagoas conseguem reduzir todos os índices criminais e quem ganha é a população.

O propositor da Sessão Solene, vereador sargento Rodrigues, encerrou o evento falando da honra de ver a casa cheia, bem como, de ser o representante da Segurança Pública e da sociedade três-lagoense, na Câmara.

"Tenho a honra de conceder títulos a todos. Infleizmente, não dá para homenagear todos d euma vez, mas está é uma homenagem extensiva a todos os Policiais Militares, Policiais Civis e Bombeiros, da nossa cidade, pelos relevantes trabalhos que presta a nossa população".

Rodrigues ainda fez uma menção aos 29 anos do BPM, o segundo batalhão fundado no estado, cujo efetivo mesmo com todas as dificuldades, consegue combater a criminalidade, reduzindo índices, sobretudo, porque o grupo da segurança pública, num todo é muito unido.

"Parabéns aos heróis policiais militares, sobretudo as mulheres, que desempenhando inúmeras funções, ao longo do dia. É o mínimo que poderia fazer. Estou de passagem pela Casa de Leis, mas sou policial militar e vou defender a PM, sempre", ressaltou.

Já nos minutos finais, ocorreu ainda a entrega de uniformes, 22 camisas e calções, para o Grêmio 27 de Agosto.