A audiência contou com palestras e entrega de moções

Campanha pelo fim do preconceito é foco da audiência sobre câncer de próstata
06/11/2019

Por iniciativa dos vereadores Cristina Assistente Social e Professor Flodoaldo, a Câmara Municipal de Três Lagoas realizou, na noite de terça-feira (5), audiência pública em alusão à Campanha Novembro Azul, destinada à prevenção do câncer de próstata. Com o tema “Dê um toque de atenção na sua saúde”, foram realizadas palestras com o médico urologista Ary de Queiroz Arão e com médico radioterapeuta Fernando Coutinho Batista.

Ary Arão explanou sobre diferentes doenças da próstata e destacou que a prevenção, com exames periódicos, após os 50 anos para a maioria dos homens, e após os 45 para os que têm caso na família, são o primeiro passo para manter a saúde. Ainda alertou que os fatores de risco são idade, hereditariedade, raça negra, obesidade e hábitos alimentares.

“Não se previne o câncer de próstata, mas com diagnóstico precoce o tratamento tem maiores chances de sucesso”, afirmou.

Segundo ele, o maior agravante deste câncer é que ele não emite sintomas até que já esteja em estágio mais avançado. Arão reafirmou que o exame de toque retal é algo simples e o preconceito quanto a fazê-lo é a pior barreira, tanto na prevenção quanto na cura.

Estes fatores, além da falta de investimento, tanto em outros exames de diagnóstico quanto em tratamento, faz com que a letalidade no Brasil seja alta. O urologista explicou que cerca de 25% dos acometidos morrem da doença – o segundo câncer que mais mata homem no país -, enquanto em países como Estados Unidos, onde se detecta muito mais casos, porém com mais precocidade, a letalidade fica em torno de 12%.

O médico frisou que a conscientização e o envolvimento de toda a sociedade são de extrema importância na luta contra o câncer de próstata. Assim, afirmou que as mulheres podem auxiliar no convencimento dos homens e informou que, atualmente, mesmo com algumas deficiências, os postos de saúde do município dão ótima cobertura para o atendimento destas pessoas. “Quando o câncer esta ao lado, todos sofrem juntos”, disse.

A segunda palestra da noite foi realizada pelo médico radioterapeuta Fernando Coutinho Batista, o qual traçou um panorama sobre os tratamentos preconizados para o câncer de próstata.

Informando que o câncer de próstata atinge 68 mil brasileiros, anualmente, ele frisou que os riscos de letalidade ou de baixa qualidade de vida são causados pelo caráter silencioso da doença. “Por isso, é necessário rastrear e acompanhar”, disse. O primeiro exame é o toque, seguindo para a medida do chamado PSA e biópsia, quando necessário.

Segundo ele, a classificação da doença, que é medida pela agressividade, define a forma de tratamento. Quando é localizado, pode ser empregada a cirurgia ou os tratamentos de radioterapia e bloqueio hormonal. Quando está espalhado, ou seja, em fase metastática, são feitos tratamentos para tentar controlar a progressão ou até reduzi-la.

O profissional ainda falou sobre prós e contras de todos os tratamentos, dos avanços da tecnologia nos equipamentos de radioterapia e na abordagem da doença.

Os vereadores proponentes da audiência destacaram a importância da campanha de conscientização e do compromisso da Câmara de vereadores em participar da mesma.

A vereadora Cristina convidou a todos para participar de outros eventos que serão realizados e solicitou a doação de caixas de leite para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Ainda falou sobre a necessidade dos exames, diretamente aos homens. “Sua vida vale mais que qualquer preconceito”, disse.

O vereador professor Flodoaldo também falou de estatísticas, sempre buscando o convencimento e a quebra do preconceito sobre o exame de toque retal.

Moções de congratulação
Ao final das palestras, os vereadores entregaram moções de congratulação a pessoas que atual na luta contra o câncer. Foram agraciados a senhora Ivanir Batista, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e Nelson Viana Carriço, Germano Molinari Filho e Alessandre Alves Dias, representando as lojas maçônicas João Pedro de Souza nº 6, Aquarius 1903 e Regente Feijó, respectivamente.

Próximas atividades
No dia 16 de novembro, os vereadores e assessores convidam a todos para uma “Pedalada Azul”, que terá como ponto de partida a Igreja Matriz, a partir das 8h. O percurso será por toda a avenida Antônio Trajano dos Santos, até a praça Ramez Tebet. Durante a pedalada, serão recolhidos litros de leite que serão encaminhados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Encerrando o Novembro Azul, ocorrerão três ações: Noite Azul, com várias atrações, no dia 27; Caminhada Azul, no dia 30 de novembro, a partir das 8h, saindo da praça Ramez Tebet até a Lagoa Maior, onde ocorrerá o evento Lagoa Azul, com várias tendas e atividades alusivas à prevenção e combate ao câncer de próstata.

Para assistir às palestras, acesse o link https://bit.ly/2pOFF7H.