Sargento apresenta moção de congratulação para cabo que impediu suicídio
03/03/2021

No pequeno expediente, Sargento Rodrigues declarou apoio ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted) e criticou a forma como estão as aulas. “Pelo que minha filha conta, tenho esse termômetro. Apoio que se mantenham as aulas online. Como pai, pedi a volta as aulas, mas agora vejo que não está funcionando”, declarou.

Sargento Rodrigues apresentou requerimento de Moção de Congratulação ao Senhor Antônio Francisco da Silva, cabo da Polícia Militar, pelos excelentes e relevantes trabalhos prestados aos cidadãos três-lagoenses. “No dia 05 de novembro de 2020, o policial Antônio salvou a vida de uma mulher de 30 anos que tentou suicídio. Neste dia, o policial transitava pelas ruas por volta das 20h, quando visualizou uma mulher em pé sobre uma cadeira plástica e amarrando uma mochila num galho de uma árvore, achando uma atitude estranha passou a observar, e não demorou a moça lançou as alças da mochila no pescoço e chutou a cadeira. Assim, ficando pendurada tentando tirar a própria vida. Neste momento, em um ato heroico, o policial correu e segurou, levantando a moça, conseguindo salvar a vida dela que agonizava por sufocamento”, relatou no pedido.

“É grande a satisfação que temos em poder parabenizar os policiais que todos os dias saem de seus lares sem a certeza de retornar para seus familiares, para defender a comunidade do nosso município com bravura e respeito. O Policial que através de um ato heroico mostrou sua capacidade e preparação e eficaz para conter uma ação de suicídio. Na oportunidade, quero parabenizá-los pelo ato heroico, comprometimento com a sociedade e dedicação no trabalho ostensivo nas ruas da nossa cidade. Desejo que Deus o ilumine, com Vossa sabedoria, para que continue desempenhando suas funções com galhardia”, ressaltou o vereador.

No grande expediente, Sargento falou da impunidade da tragédia que vitimou Diogo Goulart. “Eu vejo com tristeza uma vida valer três anos de serviço voluntário apenas”, lamentou, citando uma condenação antiga.

Pedi para a secretaria de Saúde Pública, que coloquem os trabalhadores do cemitério e das funerárias deveriam ser vacinados, assim como os profissionais da saúde. Em aparte, Silverado disse que o poder executivo já fez esse levantamento e que vão entrar na fila da vacina sim, como a mesma prioridade que os profissionais da saúde.

Marisa Rocha, em aparte, criticou a demora para sair o resultado dos exames: “só quem depende do SUS sabe o desespero dessa espera”.

A sessão

Na manha desta quarta-feira (03), ocorreu a 5ª sessão ordinária, que recebeu representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted) que veio fazer um apelo para a manutenção das aulas remotas e a inclusão dos profissionais da educação como prioritários na fila da vacinação. Na pauta da sessão, três projetos de lei foram encaminhados para as comissões permanentes emitirem parecer sobre sua legalidade.

Maria Diogo, presidente do Sinted, usou a tribuna para falar que os professores fizeram uma votação e escolheram pela manutenção do ensino remoto. Lendo um ofício com várias considerações, demonstrando a impossibilidade de um ambiente seguro, reiterou: “a decisão da assembleia geral realizada no dia 26 de fevereiro, foi que os professores optaram pela manutenção do ensino remoto até a imunização”.

“Estamos aqui para deixar clara nossa posição de manter as aulas remotas e ressaltar o pedido de colocar os professores como prioritários na vacinação, já que há uma pressão da sociedade para o retorno das aulas”, enfatizou a presidente.

Projetos de lei

Dois dos três projetos foram apresentados pelo vereador Silverado e um pelo Dr. Paulo Veron. Este apresentou projeto (PL nº20) para que seja feita transmissão, ao vivo via internet, das sessões de licitações públicas realizadas pelos poderes legislativo e executivo municipal.

Silverado apresentou projeto para disponibilizar os pagamentos dos tributos municipais via cartão de crédito e débito (PL nº21) e outro para que seja incluído na rede municipal de ensino aulas sobre conceitos de empreendedorismo (PL nº22).