JORGINHO DEFENDE REDUÇÃO DO ICMS DOS COMBUSTÍVEIS
30/06/2005

Proprietários e funcionários de postos de combustíveis participaram da sessão da Câmara Municipal na terça-feira (28), reivindicando apoio para que haja redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O vereador Jorginho do Gás (PSDB) apresentou as reivindicações do setor no plenário e números que demonstram as desvantagens dos empreendimentos em Três Lagoas, em relação aos instalados no Estado de São Paulo. “Nossa cidade fica na passagem e, quando o caminhoneiro está com o tanque vazio, só abastece aqui o suficiente para chegar do outro lado da divisa e encher o tanque”, disse.

Segundo dados apresentados por Jorginho, uma tanqueada de diesel custa em média R$ 120 a mais em Três Lagoas, o que justifica a preferência pelos postos paulistas. “Muitos postos têm fechado aqui e outros correm riscos. E se posto fecha, provoca desemprego, prejudicando a economia local”, afirmou Jorginho.

Os vereadores Gil (PPS) e Rialino (PMDB) também defenderam a organização de uma campanha junto aos deputados estaduais e federais para que o governo do Estado reduza a alíquota do ICMS dos combustíveis, para viabilizar a sobrevivência do setor, principalmente na região da divisa de Estado.

Atualmente, segundo o vereador, outros estados praticam o índice de 12% enquanto em Mato Grosso do Sul vai de 17% para o diesel a 25% para o álcool.