CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

----- O PODER DO POVO -----

   
 
 
 
Vereadores aprovam projeto que torna obrigatório o teste do coraçãozinho
10/05/2022
 

Na manhã desde terça-feira (10), os vereadores de Três Lagoas se reuniram no plenário da Câmara Municipal para realizar a 13ª sessão ordinária de 2022. No início, quatro professoras e um professor foram homenageados com moção de congratulação. Na pauta do dia, aprovaram um veto, rejeitaram outro e aprovaram dois projetos de lei (PLs) dos oito que tramitaram.

As moções de congratulação foram entregues pelo vereador Sargento Rodrigues para as professoras Marizeth Bazé Kiill, Diva Fonseca Soares, Maria das Graças Matias dos Santos e Emilene Cristina Nunes do Nascimento Lopes e para o professor Edevalte Porto Viator Júnior.

Marizeth Bazé disse que esse reconhecimento não é só dela, mas de toda equipe de trabalho. “Ser educador foi um sonho realizado, é uma honra pra nós”, ressaltou. Ela trouxe dados de alunos das escolas públicas do município que cada vez mais têm conseguido aprovação em cursos como medicina e engenharia. Edevalte e Diva acompanharam o discurso de Bazé, completando que a homenagem se estende a colegas de profissão e familiares “que são responsáveis pelo meu caminhar na educação”, concluiu Diva.

Emilene, em sua fala, lembrou que os últimos anos foram muito difíceis para a categoria por conta da pandemia. “Essa homenagem nos dá força para continuar nessa batalha tão árdua”, afirmou. Por fim, Gracinha disse que se sentiu muito honrada em receber a moção do município que escolheu para viver.

 

Ordem do dia

Na ordem do dia, momento da sessão em que os vereadores debatem as matérias em pauta, um dos projetos aprovados foi o PL nº122, de 21 de outubro de 2021, que “torna obrigatório o teste do coraçãozinho (oximetria de pulso) em recém-nascidos com 24 a 48 horas de vida, na rede de saúde pública e privada do município”, de autoria do vereador Marcus Bazé.

O outro projeto aprovado, de autoria do Poder Executivo, foi o PL nº36, de 08 de abril de 2022, que “dispõe sobre a revogação da lei nº2.506, de 26 de abril de 2011” (que autorizava a ceder em comodato, para posterior doação, área para a empresa Noromix Concreto Ltda).

Confira os demais projetos que tramitaram e foram encaminhados para as comissões permanentes emitirem parecer:

  • Projeto de lei nº19, de 16 de março de 2022: “dispõe sobre o agendamento telefônico de consultas médicas para pacientes idosos e/ou portadores de deficiências previamente cadastrados nas unidades de saúde do município de Três Lagoas-MS”. (autoria: ver. Sirlene)
  • Projeto de lei nº49, de 04 de maio de 2022: “determina a inclusão nos sites da prefeitura do município e da Câmara Municipal de Três Lagoas-MS, da relação de todas as pessoas que receberam moções, títulos e honrarias”. (autoria: ver. Sayuri Baez)
  • Projeto de lei nº 50, de 05 de maio de 2022: “dispõe sobre o uso de carros oficiais do município de Três Lagoas-MS”. (autoria: ver. Dr. Paulo Veron)
  • Projeto de lei nº 51, de 05 de maio de 2022: “dispõe sobre a criação do “Certificado de Impacto Social”, a ser concedido para iniciativas responsáveis do município, cria o programa de fomento destinado ao fortalecimento de associações, cooperativas e microempreendedores que desenvolvam atividades de impacto social, e dá outras providências”. (autoria: ver. Dr. Issam Fares Junior)
  • Projeto de lei nº52, de 06 de maio de 2022: “regulamenta a colocação de placas informativas em todas as obras públicas realizadas no município de Três Lagoas-MS e dá outras providências”. (autoria: ver. Sayuri Baez)
  • Projeto de lei nº53, de 06 de maio de 2022: “dispõe sobre medidas no sentido de facilitar o acesso à informação sobre a contratação, execução e o andamento das obras públicas no âmbito de Três Lagoas-MS, por meio de implantação de código “QR Code” nas respectivas placas das obras, e dá outras providências”. (autoria: ver. Sayuri Baez)

 

Os vereadores derrubaram o veto integral ao autógrafo da lei nº 3.867, de 22 de março de 2022, que “institui a Campanha Permanente de Orientação e Conscientização sobre o Envelhecimento Ativo e Saudável no município de Três Lagoas-MS” e mantiveram o veto integral ao autógrafo da lei nº3.866, de 22 de março de 2022, que “institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Três Lagoas a ‘Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino’.

 

Indicações

Dr. Issam Fares Junior fez indicações para saúde, trânsito e meio ambiente. Sirlene fez indicações para melhorias em infraestrutura e trânsito. Marcus Bazé indicou melhorias no trânsito; Jorginho do Gás indicou patrolamento e roçada de campo de futebol e André Bittencourt fez indicações à Seinfra.

Silverado solicitou recapeamento, arquibancada e inclusão de cavalgadas no calendário oficial de eventos. Prof. Negu Breno indicou redutor de velocidade e treinamentos esportivos nas escolas do município e Dr. Cassiano Maia apresentou indicações para a saúde, lazer e educação;

Evalda Reis fez indicações à Seinfra. Dr. Paulo Veron indicou melhorias em sinalização de trânsito. Davis Martinelli indicou melhorias no trânsito. Sayuri Baez indicou criação de cantina e reforma de praça e Charlene Bortoleto indicou criação de programa de defesa pessoal para mães e filhas nas escolas do município, atividades lúdicas nas CEIs e infraestrutura.

Para saber mais sobre as indicações, acesse o hotsite dos vereadores e confira em detalhes cada solicitação: linktr.ee/camara.treslagoas

 

Homenageados

Professora Marizeth Bazé Kiill foi diretora da EE Dom Aquino Corrêa por 22 anos. Atualmente, é coordenadora regional de educação de Três Lagoas no CRE-12, atendendo diversos municípios da região.

Professora Diva Fonseca Soares, historiadora especialista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Por mais de 20 anos, dedicou-se à alfabetização e letramento em Três Lagoas. Atualmente, é coordenadora adjunta na Coordenadoria Regional de Educação de Três Lagoas (CRE-12).

Professora Maria das Graças Matias dos Santos, conhecida como Gracinha, trabalha há 25 anos no CEI Dona Clementina Carrato, prestando relevantes serviços pela educação infantil de Três Lagoas, cuidando das nossas crianças com muito amor e carinho.

Professora Emilene Cristina Nunes do Nascimento Lopes, que em 2000 começou sua atuação na Escola Dom Aquino, passando por todas as escolas da rede estadual e, desde 2017, atua como coordenadora na escola Edwards Corrêa;

E professor Edevalte Porto Viator Júnior, que em 1999 foi professor contratado e voluntário, aos finais de semana, na Escola Bom Jesus, e atuou como biólogo na piscicultura. Em 2011, foi convidado para ser adjunto na Escola Edwards Correa e, desde 2016, foi eleito diretor.