CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

----- O PODER DO POVO -----

Solenidade contou com 12 homenageados

Vereadores entregam Diploma Zumbi dos Palmares em comemoração ao Dia da Consciência Negra
17/11/2022

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Três Lagoas concedeu, na noite desta quinta-feira (17), o Diploma Zumbi dos Palmares para cidadãos que, com seu trabalho pessoal ou público, têm auxiliado o município a crescer e a fortalecer a presença dos negros na vida social.

Os homenageados foram os seguintes cidadãos:

Martide Francois, haitiana, vendedora de cocada, homenageada por Marisa Rocha.

Hélio Ferreira Rodrigues (Caçula), ex-assessor parlamentar, homenageado por Jorginho de Gás.

Nelson Mateus da Silva, comerciário, homenageado pelo vereador Tonhão.

Emerson Fragoso da Silva, presidente do Beco Futebol Clube e criador de evento cultural do Beco, recebeu o diploma concedido pelo vereador Britão do Povão.

Luciana Cristina dos Santos Nascimento, professora de artes da rede municipal, diretora-adjunta da escola Parque São Carlos, foi homenageada pelo vereador Negu Breno

Eliana Silva, cozinheira, homenageada pela vereadora Charlene Bortoleto.

Alba Alessandra Gonçalves de Oliveira, musicista, homenageada por Sayuri Baez.

Cícero Aparecido de Souza, sanfoneiro e assessor parlamentar, recebeu o diploma por indicação do Dr Paulo Veron.

Ciro Felisberto de Brito, técnico de enfermagem, recebeu das mãos do advogado Edilson Gonzaga da Silva, representando o vereador Dr Issam Fares Júnior.

José Barbosa Campo, comerciante e ex-pescador, recebeu o diploma das mãos da vereadora Evalda Reis.

Antônio Marcos Praxedes, 2º sargento PM, recebeu o diploma das mãos de Adir Pires Maia, em nome do vereador Cassiano Maia.

Júlia Aparecida Spindola Soares, acompanhante de pacientes que viajam para tratamentos médicos fora do município, foi homenageada por Davis Martinelli.

As honrarias foram aprovadas em Plenário, durante a sessão do dia 8 de novembro. O diploma Zumbi dos Palmares será concedido, anualmente, em homenagem as pessoas físicas ou jurídicas (instituições públicas, organizações não governamentais, universidades ou outros), que tenham efetiva atuação no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial no município de Três Lagoas.

Ao usar a tribuna em nome dos homenageados, a musicista Alba Lessa lembrou que, há 300 anos, Zumbi lutou pela liberdade que incluía também religião e cultura, auxiliando o cenário da abolição. No entanto, ela contrapôs que a da libertação da escravidão sem oferecer base para os libertos prosseguirem, sem pátria, sem família e sem condições econômicas. “Ainda vivemos certos tipos de escravidão, com a pirâmide sócio-econômica. Preto, negro, não tenha vergonha da sua cor, da sua raça, da sua família. Ame sua cor, se olhe no espelho. Vamos plantar sementes nas escolas, quebrar os muros. Temos consciência não só negra, mas humana. Temos que andar de mãos dadas, sem segregação”, disse.

José Bento de Arruda, presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Negros, falou sobre a importância das lutas de Zumbi dos Palmares e como a cultura negra influencia a vida de todos os brasileiros. “Temos somente uma raça, a humanidade. Podemos ter religiões diversas, cores diferentes, mas não podemos esquecer que somos brasileiros e devemos nos amar como irmãos”. Ele ainda parabenizou a Câmara e os vereadores pelas homenagens.

O jornalista e radialista Adilson Silva ressaltou a importância da cessão do diploma e falou sobre as perdas com o desmonte da Fundação Zumbi dos Palmares, recentemente e, segundo ele, a Câmara e os vereadores estão no caminho contrário, promovendo a todos os negros pelos trabalhos que desenvolvem na sociedade.

Os vereadores também usaram a tribuna para enaltecer cada homenageado, lembrando os desafios que cada um tem enfrentado e vencido, com grande capacidade, em qualquer papel que desempenhem. Ainda lembraram que todos têm direitos, inclusive as mulheres negras, de ocuparem cargos públicos e políticos.

Adir Pires Maia falou em nome de Cassiano Maia, em viagem representando Três Lagoas, garantindo que levará a ele todas as emoções vivenciadas na sessão solene.