CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

----- O PODER DO POVO -----

   
 
 
 
Rotarianos são homenageados por relevantes serviços e pelos 100 anos de entidade
23/03/2023
 

 

Na noite do dia 23 de março, aconteceu no plenário da Câmara de Três Lagoas, sessão solene para homenagens alusivas aos 100 anos do Rotary Internacional no Brasil. Rotarianos de Três Lagoas receberem Moção de Congratulação pelos relevantes serviços prestados as áreas sociais e humanitárias dentro da sociedade.

A história do Rotary Club do Rio de Janeiro é bastante rica. O plantio da semente do Rotary em todo o Brasil resultou em 1924, na Fundação do Rotary Club de São Paulo e, subsequentemente, nas do Rotary club de Santos (1927), Belo Horizonte (1927), Juiz de Fora (1928) e Niterói (1928). É uma entidade que está há 118 anos no mundo, 100 anos no Brasil e há mais de 60 anos, em Três.

Rotary club é o nome dado a cada uma dessas associações de voluntários, com o objetivo de empreender projetos humanitários locais, internacionais e ações para melhorias sociais, através das campanhas que beneficiam entidades necessitadas que combatem a fome e as doenças e realizam outras formas de serviços voluntários.

A sessão foi presidida pelo vereador Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior, que propôs a concessão das Moções de Congratulação.

O vice-prefeito Paulo Salomão, representando o executivo municipal,  o major PM Rogeliano (representando o comandante do 2ºBPM) e tenente Stokeil, representando o comandante da 3ª Bateria Antiaérea prestigiaram a solenidade.

O rito protocolar teve a seguinte ordem para a entregas das Moções:

Associados do Rotary Club de Três Lagoas

Conceição Maria de Lourdes Nery Palhares

Hélio Morales Leal

Oracilda Alves de Freitas

Osmar Francisco de Oliveira

Adão Valdemiro Levorato

Whiley Soares Bueno

Associados da Casa da Amizade Três Lagoas

Cleonice Farias de Souza Munhoz

Helena Cameschi De Campos

Marinete Barreto Queiroz

Associados do Rotary Club de Três Lagoas “Cidade das Águas”

Claudio Cesar de Alcantara

Marcos Leonardo Souza da Costa Moura

Solange Alves de Matos Moraes

Associado do Rotary Club de Três Lagoas “Costa Leste”

Delia Villamayor Javorka

Gilberto Uehara

Jose Edwaldo Ferreira da Silva

Reinaldo Candido da Silva

A homenagem em nome do Rotary Club de Três Lagoas, foi para  o senhor Whiley Soares Bueno, presidente do Rotary Club de Três Lagoas.

Em nome da Casa da Amizade Três Lagoas, a senhora Aline Dias e Eliane Bueno, Presidentes da Casa da Amizade de Três Lagoas;

Em nome do Interact Club de Três Lagoas, ao jovem Arthur Binhardi Teixeira – Presidente do Interact Club de Três Lagoas;

Em nome do Rotaract Club de Três Lagoas, ao jovem José Pinheiro de Alencar Neto, Presidente do Rotaract de Três Lagoas;

Em nome do Rotary Club de Três Lagoas “Cidade das Águas”, ao senhor Claudio Cesar de Alcântara, Presidente do Rotary Club de Três Lagoas “CIDADE DAS ÁGUAS”;

A homenagem em nome do Rotary Club de Três Lagoas “Costa Leste”, ao senhor Gilberto Uehara, Presidente do Rotary Club de Três Lagoas “COSTA LESTE”

Uso da Tribuna

Após a entrega das Moções ocorreu o uso da tribuna pelo homenageados.

Primeiro a falar, Hélio Morales  Leal, associado mais antigo em efetiva atividade (ingressou no Rotary em 1979), falou em nome de todos os rotarianos e dos homenageados. Ele lembrou do centenário, da criação da entidade, nos Estados Unidos e que há 54 mil rotarianos no país. “Sempre servindo a população. Isto é Rotary, tanto que nosso lema é dar de si, antes de pensar em si. Servir é maravilhoso. Estamos colhendo aquilo que plantamos. Espero que organizações como esta existam por séculos.  Os homenageados estão servindo, nosso clube, durante muitos anos, num trabalho magnífico. Cada um, num ramo de atividade é um líder e influencia a comunidade, num caminho bom e maravilhoso”, enfatizou. Ele ainda fez questão e enaltecer a participação efetiva das mulheres no Rotary.

Representando o colégio de governadores, também foi convidado a falar, Osmar Francisco de Oliveira - SHIKO, Governador do Rotary Distrito 447, do ano 2012/2013.  Ele lembrou do período em que esteve governador, quando teve contato com mais de 4 mil pessoas e contribuições dos rotarianos para o município, com importante prestação de contas e parcerias relevantes. “Os rotarys de Três Lagoas se destacaram no cenário do distrito e no cenário internacional. Parabéns rotarianos. Obrigado por vocês pertencerem a família, aonde eu criei a minha pequena família. Vocês representam muito para mim. Parabéns, Tonhão pela iniciativa”, frisou.   

Em seguida, Whiley Soares Bueno, presidente do Rotary Club de Três Lagoas teve um tempo para fala na Tribuna. “Recebo a homenagem e divido com todos os meus companheiros. Estou muito honrado em ser presidente do Rotary Club de Três Lagoas. Nós rotarianos temos a oportunidade, de através de nossas ações, melhorar a vida das pessoas. Todos os companheiros já sentiram a sensação maravilhosa e indescritível. Dar de si sem pensar em si está na essência do rotariano”.

Claudio Cesar de Alcantara, presidente do Rotary Club de Três Lagoas “CIDADE DAS ÁGUAS”, falou da satisfação em receber a homenagem. “É uma honra, vereador Tonhão, ter sido lembrado por vossa excelência, em nome de todos os companheiros do nosso clube. Nós rotarianos, fomos convidamos, convocados, para servir a nossa comunidade. É uma honra, uma satisfação. E, é assim que devemos ser, unidos em prol da nossa comunidade e da nossa gente”, destacou.

Gilberto Uehara, presidente do Rotary Club de Três Lagoas “COSTA

LESTE” ao discursar também agradeceu o vereador pela homenagem.  “Nós somos o clube mais novo, com dois anos. Todos estamos juntos com a mesma finalidade: servir. Ter amor no coração e ter amor ao próximo. Muito feliz em estar como presidente de um Rotary no Brasil”, ressaltou.

Rosane Aparecida da Silva Bento Rocha, coordenadora Distrital das Senhoras da Casa da Amizade enalteceu a satisfação e prazer por representar o grupo. “A minha vinda é para externar a gratidão e o reconhecimento as nossas meninas, da Casa da amizade. Nós sempre estaremos ao lado do Rotary, auxiliando no que eles precisarem. E, além disso, fazendo a nossas ações e projetos”

Adão Valdomiro Valorato, promotor de justiça de MS, aposentado, que atualmente, atua no Rotary Club de Jaú, idealizador do projeto do banco de cadeira de rodas, admitido pelo Rotary Club Três Lagoas, em 1995, também foi convidado a dirigir algumas palavras aos homenageados e autoridades. Ele lembrou de um fato histórico, para os associados, quando a entidade foi declarada de utilidade pública pelos vereadores, em 1964 e fez questão de destacar o legado do centenário. “Agradecemos a Deus pela oportunidade de servir ao próximo. Agradecemos ao vereador Tonhão e demais vereadores pela honrosa homenagem. Além de agradecer, eu desejo prestar duas homenagens: uma a esta terra querida, de tantos homens de valor e que aprendi a amar, outra a Casa da Amizade, de Três Lagoas, que tanto contribuiu e contribui com a cidade”.

Finalizando a sessão solene, o vice-prefeito, Paulo Salomão também discursou. Ele falou do importante mérito dos rotarianos e em nome do prefeito agradeceu as inúmeras frentes de atuação dos associados. “Todos estamos de passagem, mas o legado ele fica. É um trabalho que se faz com muita excelência e louvável. É dado o que é mais precioso: o tempo, contribuindo, inclusive com as futuras gerações”, frisou.

Na sequência, o propositor da sessão solene, vereador Tonhão saudou todos os homenageados, bem como, autoridades presentes. “É uma noite memorável e eu fico muito feliz de estar participando deste momento. Não podíamos deixar passar em branco os 100 anos de Rotary, no Brasil. E, 64 anos, em Três Lagoas. Somos a mola propulsora de projetos humanitários, que mudam e transformam a vida das pessoas, dando nosso tempo. Única instituição com uma cadeira cativa na ONU, mais de cem companheiros, em Três Lagoas”.

Tonhão ainda lembrou de outras homenagens já prestadas a outros companheiros de Rotary, fazendo justiça. Pois, o fato de usar o distintivo da entidade, distingue os rotarianos, no meio da comunidade. E, a irmandade que existe no Brasil e em outros países, O Rotary tem está credibilidade, está e força: “porque tem valorosos companheiros, que inspiram pessoas”.

O vereador ainda lembrou do apoio e aprovação dos colegas de Câmara, dos requerimentos para viabilização das homenagens e da parceria dos representantes do Legislativo e Executivo com os rotarianos sempre.