Acesso a Informação
  :: Legislação
  :: Perguntas frequentes
  :: Relatório de atividades
  SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
  :: O que é ?
  :: Como proceder
  :: Como acompanhar
  e-SIC - Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão
  :: Como proceder
  :: Como acompanhar
     

 
 


Acesso à Informação: um direito humano fundamental


O direito de acesso à informação é um direito humano fundamental e está vinculado à noção de democracia. Em um sentido amplo, o direito à informação está mais comumente associado ao direito que toda pessoa tem de pedir e receber informações que estão sob a guarda de órgãos e entidades públicas. Dessa forma, para que o livre fluxo de ideias e informações sejam garantidos, é extremamente importante que os órgãos públicos facilitem aos cidadãos o acesso a informações de interesse público.

A informação sob a guarda do Estado é, via de regra, pública, devendo o acesso a ela ser restringido apenas em casos específicos. Isto significa que a informação produzida, guardada, organizada e gerenciada pelo Estado em nome da sociedade é um bem público. O acesso a essas informações - que compãem documentos, arquivos, estatísticas - constitui-se em um dos fundamentos para o aprofundamento e consolidação da democracia, ao fortalecer a capacidade dos cidadãos de participar mais efetivamente do processo de tomada de decisães que os afetam.

O direito de acesso à informação impãe dois deveres principais sobre os governos. Primeiro, existe o dever de receber do cidadão pedidos de informação e respondê-los, disponibilizando os dados requisitados e permitindo também que o interessado tenha acesso aos documentos originais ou receba as cópias solicitadas. Segundo, atribui um dever aos órgãos e entidades públicas de divulgar informações de interesse público de forma proativa ou rotineira, independentemente de solicitações específicas. Ou seja, o Estado deve ser, ao mesmo tempo, responsivo às demandas de acesso a informações e proativo no desenvolvimento de mecanismos e políticas de acesso à informação.

 
 
 

Central de Atendimento SIC - Rua Sunao Miura, 71 - Santos Dumont - Fone: (67) 3509-6300
Câmara Muncipal de Três Lagoas