Na noite desta segunda-feira (20), ocorreu a sessão solene para concessão de Moção de Reconhecimento, Moção de Congratulação, Diploma de Mérito Esportivo e Diploma Zumbi dos Palmares, para moradores de Três Lagoas, que atuam em diferentes profissões e ações sociais, fazendo a diferença e tendo relevantes serviços prestados ao município.
Prestigiaram a homenagem autoridades municipais como a secretária municipal de esporte, Márcia Regina de Carvalho Donegatti; a secretária municipal de Assistência Social, Daiane Caroline Queiroz Ramos Mateus; o comandante do 2º Batalhão Polícia Militar de Três Lagoas, Major Ronaldo Moreira de Araújo.
Na oportunidade foram homenageados:
Verônica Danielly Fiorotto da Silva recebeu o Diploma de Mérito Esportivo, que trabalhou em algumas academias da cidade e também como professora de dança da Apae. Ela nasceu em Santos é casada tem dois filhos, Yuri e Yanna e veio para Três Lagoas, em 2013, após o marido receber uma proposta de trabalho.
Antônio Aparecido Alves de Paula recebeu Diploma Zumbi dos Palmares. É nascido em Três Lagoas, começou a trabalhar desde cedo e ocupou diversas funções ao longo dos anos, entre elas, radialista nas emissoras Rádio Caçula; Rádio Difusora AM; Rádio Concórdia FM, tendo mais duas décadas, na função. Atualmente, trabalha com som volante e fotógrafo e é proprietário de um site.
Meiry Hellen Nogueira e Daniela Barbosa da Silva Rímoli, receberam Moção de Congratulação pela implementação dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Patrulha Miriam e Florestinha, respectivamente. Este criado em 1998, em parceria com a 6ª Companhia de Polícia Ambiental e a prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de fortalecimento de vínculo para crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social. E, aquele criado em 2013, também em parceria dom a 2ª Companhia do 14º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, com a secretária municipal de Assistência Social e empresa Suzano Papel e Celulose.
O radialista Fábio Manssur recebeu Moção de Congratulação, pelos relevantes serviços na área de comunicação, na nossa cidade. Natural de Campo Grande, chegou em Três Lagoas em 1994, com uma mochila nas costas, R$ 50, no bolso e o sonho de ser locutor de rádio. Tem 47 anos é casado, pai de três filhos e tem duas netas. Sua profissão teve uma virada de chave com a participação espontânea de crianças em seu programa, com o bordão “Manssur eu quero café”, Neste ano, completa 30 anos ininterruptos de profissão.
Mário Márcio do Nascimento Queiroz, fundador da Escola de Capoeira do Bem recebeu Moção de Congratulação pelos relevantes serviços prestados à frente da entidade. A escola foi criada em 9 de dezembro de 2008. Hoje é representada em oito estados e quatro países, sendo responsável por vários eventos de porte nacional e reconhecida como uma das principais escolas de capoeira do Brasil. O objetivo principal é utilizar a capoeira como uma ferramenta de trasforamção de valores, utilizando o esporte para ensinar cultura, atividade física e educação.
Gina Marta Sales, recebeu Moção de Reconhecimento, pelos relevantes serviços prestados na área educacional e de assistência social, no município. Formada em Ciências Econômicas e Pedagogia, pós-graduada em Pedagogia Social. Atualmente, é professora aposentada. Trabalhou por 16 anos na Prefeitura, sendo 14 anos deles, na Secretaria Municipal de Assistência Social. Desde 2021 é coordenadora do Cras Ana Maria. Tem três filhas e avó de cinco netos.
Claudiney Ferreira de Souza (neto), recebeu Moção de Reconhecimento “in memorian” do senhor Nestor Marciano Dutra, pelos relevantes serviços prestados como ferroviário, no nosso município. Ele entrou para a rede ferroviária em 1958, primeiramente, trabalhou na scoa (separando as linhas férreas com ondas, trocando dormentes, retirando obstáculos, animais, enfim, todos os tipos de manutenção), casou-se por duas vezes, teve uma filha, do primeiro casamento, tem 7 netos e 11 bisnetos. Faleceu em 26 de fevereiro de 1992.
Izaias Francisco Lima pelos relevantes serviços prestados como ferroviário no município. Nascido na cidade de Livramento Brumado, na Bahia, é casado com há 64 anos, com Daisy Nunes de Lima, pai de 3 filhos, possui nove netos e 4 bisnetos, reside até hoje no bairro Santa Terezinha. É ferroviário aposentado desde 1978. Lá atuou como foguista, depois maquinista. Depois, começou a trabalhar com vendas de queijo, doces da região, doces mineiros, no mercadão municipal. Nos últimos 12 anos, passou a vende água de coco, na área comercial da cidade.
Vera Lúcia Renó, pelos relevantes serviços prestados, por mais de 30 anos, na área de assistência social, no município. Filha de ferroviários, nasceu em Três Lagoas. É formada em Serviço Social, pela Fundação Toledo de Ensino, de Bauru (SP). Tem dois filhos, Arthur e Guilherme e agora avó de Joaquim e Theo. Foi funcionária da Apae e é concursada desde 2002. Ela implantou o Creas e ata coimo assistente social, o Cras São João.
Discursos
Após a entrega das honrarias, alguns homenageados utilizaram a Tribuna para considerações:
Fábio Manssur
“Estou muito emocionado com esta homenagem. Que Deus abençoe a todos, obrigada pela presença, obrigada ao Tonhão”
Mário Márcio do Nascimento Queiroz
A escola utiliza a capoeira para transforar vidas, transformação de valores. A entidade nasceu na Lagoa, com 12 pessoas. A Ecab tem três estrelas: honrar pai e mãe; incentivar as famílias a buscar uma religião; propiciar educação e cultura.
“Quando a gente entender o poder da capoeira em transformar vidas, podemos contribuir com um cidadão de bem um cidadão do futuro. Compartilho esta homenagem com cada atleta do bem, do Brasil e do mundo. E, esta homenagem vai também para cada três-lagoense “
Verônica Danielly Fiorotto da Silva
“As oportunidades existem e depende nós agarrar, fazer acontecer. Nós viemos para cá, há 12 anos. Só tenho gratidão a Três Lagoas, pelo meu trabalho, pelo trabalho do meu marido. E, hoje, como disse o Tonhão, temos um alcance de pessoas de Três lagoas para o mundo.”
Na sequência as autoridades também puderam falar.
A secretária municipal de juventude, esporte e lazer, Marcia Regina de Carvalho Donegatti ressaltou que foram muito lindas as homenagens. “Tonhão, parabéns! E, que você continue sempre, aqui, homenageando cada cidadão de Três Lagoas”.
“Nada como poder homenagear em vida, enquanto as pessoas estão aqui, para que elas saibam que o trabalho delas transforma vidas. E, que vocês continuem o trabalho de vocês. Um trabalho que transformou não só a própria vida, mas a vida de muitos”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Daiane Caroline Queiroz Ramos Mateus.
Por fim, o vereador Tonhão fez uso da palavra, para falar da proposta da homenagem e destacar, de maneira individual, o mérito e importantes ações de cada um que recebeu uma honraria do Legislativo Municipal.
“Fico muito honrado, por fazer justiça. E, realizar uma sessão sublime como esta. Já tem 20 anos que ocupo cargo de vereador. Mas, sempre a emoção vem e as boas recordações, do contato e do convívio, com cada homenageado”, enfatizou o vereador.