Durante a tarde dessa quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), aconteceu a Sessão Especial de Posse dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. A escolha do local foi feita e anunciada no ano passado para poder acolher melhor e mais cidadãos do que no plenário da Câmara Municipal.
Em conformidade com a determinação do artigo 4o do regimento interno da Câmara Municipal, o vereador mais votado eleito presidiu a Sessão: Adriano Cezar Rodrigues, Vereador Sargento Rodrigues, eleito com 1.921 votos pelo Partido Progressista. E para compor a mesa de extensão:
- Eleito com 1.632 votos pelo partido PSDB: Antônio Luiz Teixeira Empke Junior (Vereador Tonhão);
- Eleito com 1.572 votos pelo partido PSDB: Vagner Tenório da Silva (Vereador Silverado);
- Eleito com 1.523 votos pelo partido PSDB: Marcus Vinícius Bazé de Lima (Vereador Marcus Bazé);
- Eleito com 1.499 votos pelo partido PSB: Mário Luiz de Almeida Grespan (Vereador Mário Grespan);
- Eleito com 1.494 votos pelo partido MDB: Davis Martinelli Leal dos Santos (Vereador Davis Martinelli);
- Eleita com 1.331 votos pelo partido PSDB: Sirlene dos Santos Pereira (Vereadora Sirlene dos Santos);
- Eleito com 1.301 votos pelo Partido Progressista: Fernando Lucas de Souza Jurado (Vereador Fernando Jurado);
- Eleita com 1.237 votos pelo partido MDB: Evalda dos Reis Ferreira (Vereadora Evalda Reis);
- Eleito com 1.228 votos pelo Partido Progressista: Robson Fegruglia da Costa (Vereador Robson do Alinhamento);
- Eleito com 1.213 votos pelo partido PSB: Ademir Silva dos Santos (Vereador Mi do Santa Luzia);
- Eleito com 1.048 votos pelo Partido Progressista: Marco Antonio Ramos da Silva (Vereador Marco Silva);
- Eleito com 966 votos pelo partido União: Daniel Francisco de Brito (Vereador Daniel da Farmácia);
- Eleita com 930 votos pelo partido PT: Maria Aparecida Diogo (Vereadora Professora Maria Diogo);
- E eleito com 850 votos pelo partido PSB: Pedro Machado Gonçalves Junior (Vereador Professor Pedrinho Junior).
O juramento
Compuseram a Mesa de Honras o prefeito eleito Doutor Cassiano Rojas Maia, acompanhado pela primeira-dama Kelly Abonízio, a vice-prefeita Vera Helena Arsioli, o ex-vice-prefeito Paulo Salomão, acompanhado pela Cláudia Noriler Salomão e todos os novos secretários.
Seguidos pelo secretário nomeado “ad hoc” pelo presidente Sargento Rodrigues, de pé e com o braço direito estendido, os vereadores, prefeito e vice-prefeita fizeram a seguinte promessa: “Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição da República, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e demais legislações em vigor, defendendo a justiça social, a paz, a igualdade de todos e promover o bem geral do povo”.
Após o juramento e declaração de todos os empossados para o período de 01 de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028, a palavra foi cedida para Paulo Salomão, ex-vice-prefeito de Três Lagoas, que destacou ter poucos minutos para poder falar de oito anos de muito trabalho durante a gestão de Guerreiro. “É difícil essa luta para chegar numa cadeira como a que vocês estão agora. Por isso, que possam retribuir para a população. E no dia que vocês tiverem cansados, pense que tem pessoas que dependem só do Poder Público e de Deus”, disse Salomão.
O ex-político encerrou citando pontos positivos do novo gestor: “Doutor Cassiano foi o presidente da Câmara que mais economizou e, assim, vai deixar o município com o financeiro sadio”. Por fim, se colocou à disposição para ajudar Três Lagoas de onde estiver: “não precisa ser político para ajudar a cidade”, reforçou.
Arsioli Pinho, vice-prefeita, disse que é um dia especial, “de emoção e de gratidão: o início de uma nova jornada ao lado de Cassiano”. Vera agradeceu a família, alicerce em cada adversidade e companhia nas felicidades. “A vida é feita de ciclos, vivemos muitas vidas em uma só, e nessa caminhada, tive minhas raízes com meu pai, um homem íntegro que me ensinou: o melhor da vida é poder colocar a cabeça no travesseiro depois de tudo e ficar tranquila”, relatou. A nova vice e também secretária municipal, encerrou reforçando ser que “vamos fazer um excelente trabalho, coletivo, com os vereadores, secretários, imprensa e entidades”.
Primeiro discurso
Por fim, Doutor Cassiano, o prefeito recém-empossado, em seu primeiro discurso como chefe do poder executivo, lembrou uma pergunta que estavam o tempo todo em sua cabeça: “você está preparado?”. E, lembrando seus pais, da sua família, respondeu que “sim” e agradeceu a todos que deram forças e a preparação necessária para este momento, em especial, “minha filha, de apenas 12 anos, que agora vai ter que dividir o pai com toda uma cidade”.
Maia relembrou sua trajetória política, iniciando na gestão do ex-prefeito, o qual agradeceu por todos os anos de trabalho e parceria, bem como os colegas de trabalho na Câmara, seu segundo cargo político. “O dia 6 de outubro me deu uma resposta: a cidade queria continuar o que estava bom e queria mais do meu trabalho”, destacou o prefeito.
Após um vídeo motivacional, Cassiano apresentou tópicos que vão nortear o início da sua gestão: Três Lagoas 100% pavimentada e com macrodrenagem; infraestrutura; agilidade para diminuir as filas na saúde; atendimento médico especializado; melhorias na emergência médica com a construção de uma nova unidade 24h (UPA); clínica escola para população autista; aumentar os índices da educação; com climatização de 100% das escolas; melhorias nas CEIs; servidores valorizados e com condições para entregar melhor desempenho numa jornada de 6h, com atendimento ao público ininterrupto das 6h às 18h; reajuste dos salários da educação e, depois, demais áreas, com revisão de planos de cargos e carreira; mais construção de habitação para a população com incentivos federais e estaduais; melhorar a arrecadação e economizar com a máquina pública; fazer a cidade cada vez mais turística, para atrair economia e visibilidade regional, nacional e mundial; segurança e tecnologia com câmeras e monitoramento; plano diretor para um crescimento urbanístico adequado; vinculo maior com todas as entidades que estão trabalhando pela população; feira climatizada; aeroporto climatizado e adequado para atender mais voos; relacionamento mais próximo com Sanesul e Elektro; e compromisso do de retomada com a UNF3 e Porto Seco. “Não estou me esquecendo do esporte, juventude, lazer, estrutura predial, social, eventos que vamos fazer ao longo do ano. Apenas estou destacando alguns dos pontos que vai fazer essa ser uma grande gestão”, destacou.
Finalizando: “aos vereadores, desejo uma caminhada de muito trabalho e que tenhamos parceria entre os poderes, para colher uma legislatura potente. Humildade, planejamento, união e transparência são os pilares desse meu mandato. Contem sempre com o prefeito amigo”.
Secretarias
Após os discursos, a sessão foi encerrada. O prefeito eleito então empossou os seus secretários no intervalo regimental de 30 minutos para que começasse a reunião dos vereadores para eleger a Mesa Diretora e Comissões Permanentes. Confira as secretarias municipais e seus secretários empossados:
- Chefe de Gabinete: Luiz Henrique Gusmão;
- Secretaria de Assistência Social: Vera Helena (vice-prefeita);
- Secretaria de Governo: André L. Bacalla Ribeiro;
- Secretaria de Administração: Jardel de Matos;
- Secretaria de Finanças: Soyla Garcia;
- Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seinfra): Osmar Dias;
- Secretaria de Saúde: Elaine Fúrio;
- Secretaria de Educação: Ângela Brito;
- Diretor de Cultura: Stênio Congro Neto;
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo: Marcos Gomes Junior;
- Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócios: Mariana Amaral;
- E Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel): Walter da Silva Dias.
Clique aqui e confira como foi a votação da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes.