WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Guerra participa de Fórum sobre fábrica da International Paper


>>13/03/2006

O presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, José Augusto Morila Guerra, participou no último sábado (11), no município, do 1° Fórum com Partes Interessadas do Projeto da Fábrica de Três Lagoas International Paper do Brasil, realizado na sede do Sebrae. Na oportunidade, além de informações sobre a multinacional e seus objetivos na região foi definida também a agenda de trabalho dos próximos encontros e elencadas as principais questões que envolvem a instalação da fábrica em Mato Grosso do Sul. Outros dois fóruns serão realizados até o dia 20 de abril.

A International Paper pretende instalar uma unidade em Três Lagoas e para isso já apresentou a Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) o Eia (Estudo de Impacto Ambiental)-Rima (Relatório de Impacto Ambiental), no último dia 2 de março. Dentro de 45 dias, a população poderá solicitar a realização de uma audiência pública sobre tema. Entretanto, independentemente, da manifestação popular, o secretário estadual de meio ambiente e recursos hídricos, José Elias Moreira, determinou que a audiência seja promovida no município, em data a ser definida.

O EIA-Rima será analisado pela Sema que, ao aprová-lo, emite uma licença prévia, reconhecendo com apto o local escolhido para a instalação da fábrica. Numa segunda etapa, é emitida a licença de instalação - que compreende investimentos na parte física do empreendimento – dando início à estruturação da nova unidade. Todo o processo de autorização e emissão de licenças dura até seis meses.

Evento - Os principais objetivos do Fórum foram: levantar questões prévias à Audiência Pública do processo de licenciamento ambiental da Fábrica Três Lagoas da IP do Brasil, através da discussão, participação e engajamento das partes interessadas, leia-se impactos sociais e econômicos; facilitar o encaminhamento e disseminação de informações que possam esclarecer as partes interessadas sobre o empreendimento; e elencar propostas de encaminhamento conjuntos entre as partes interessadas no empreendimento, visando a construção de soluções coletivas e construtivas, que levem à viabilização ambiental, econômica e social da Fábrica, em Três Lagoas, de acordo com os interesses diversos das partes interessadas.

O segundo Fórum de discussão está marcado para o dia 25 de março e em seguida, ocorrerá outro, no dia 20 de abril.

“Nestas etapas de trabalho, pedimos à população que encaminhe sugestões que contribuam com o processo de instalação da fábrica da International Paper, no nosso município”, frisou o presidente do Legislativo Municipal.

Ele acrescenta que o e-mail da Câmara (cmtls@cmtls.com.br) está à disposição da população para todas e quaisquer sugestões sobre o assunto.


 
03/12/2024 10:07
26/11/2024 10:41
19/11/2024 11:32
19/11/2024 09:00
12/11/2024 11:30