Os vereadores José Augusto Morila Guerra (PMDB), Ângelo Guerreiro (PSB), Antonio Rialino Medeiros Araújo (PMDB) e Gilsemar José Ferreira (PPS) participaram, no último sábado (18), da cerimônia de troca de comando do 2° Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas. O ato também foi acompanhado pela prefeita, Simone Tebet, pelo vice-prefeito, Luiz Akira e comandantes da PMA (Polícia Militar Ambiental), Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Civil, PRF (Polícia Rodoviária Federal), PRE (Polícia Rodoviária Estadual) e Polícia Federal. O secretário estadual de justiça e segurança pública, Antônio Braga e Comandante-Geral da PM, José Ivan de Almeida não puderam comparecer a cerimônia e foram representados pelo comandante do 8ºBPM da cidade de Nova Andradina, tenente - coronel José Augusto Castro Bernardes.
Com a saída do tenente-coronel Enir Soares de Souza Júnior – que participará de um curso superior de polícia, última capacitação exigida na carreira militar – assume o comando da PM do município o major Edson Machado de Souza.
Durante a cerimônia de troca de comando, que teve início às 10h, algumas autoridades fizeram o uso da palavra e aproveitaram para reivindicar ações em prol da segurança da população de Três Lagoas. A prefeita pediu mais viaturas para o município. “É inadmissível que a PM tenha apenas duas viaturas para o atendimento de toda a cidade”, ressaltou.
Por sua vez, o tenente-coronel José Bernardes informou que a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) está viabilizando recursos para o município e que, inclusive, já foi aberta uma licitação para aquisição de novas viaturas. Ele acrescentou também que o efetivo na região também será reforçado. “Cerca de 50 militares devem ser enviados para Três Lagoas para amenizar a deficiência no efetivo”, frisou.
O vereador Ângelo Guerreiro - que na semana passada esteve em Campo Grande reunido com o secretário estadual de produção e turismo, Dagoberto Nogueira para tratar de interesses do município entre eles, a solicitação de mais viaturas para a PM de Três Lagoas junto a Sejusp – elogiou o trabalho realizado pelo antigo comandante e deu as boas-vindas ao major Souza. “Esperamos que o novo comandante desempenho um papel tão importante como o realizado pelo tenente-coronel Souza Júnior, garantindo assim tranqüilidade e mais segurança para população de Três Lagoas”, destacou.
O presidente do Legislativo Municipal, o vereador Guerra, também lembrou o empenho do tenente-coronel Souza Júnior. “Neste um ano e cinco meses à frente do comando da PM de Três Lagoas, o tenente-coronel realizou um importante trabalho para a nossa região”, disse.
Novo comandante – Antes de assumir o comando da PM, em Três Lagoas, o major Edson foi o responsável pela da Companhia de Guarda e Escolta,diretor do presídio de Ponta Porã e comandante na cidade de Nova Andradina.
O major ressalta que nestes primeiros dias está conhecendo a realidade da segurança pública em Três Lagoas, no entanto, já tem algumas ações definidas. “Estamos conhecendo os pontos críticos da cidade e analisando a possibilidade de realizar blitze e arrastões” informou.
Além de Três Lagoas, o 2° BPM é responsável também pelos pelotões dos municípios de Selvíria, Brasilândia, Água Clara e Santa Rita do Pardo, além do destacamento do distrito de Arapuá.