Dois projetos que estão tramitando na Câmara Municipal de Três Lagoas voltam a ser discutidos na sessão desta terça-feira (21). Um é o projeto de lei de n° 10, de 06 de março de 2006, de autoria do presidente da Câmara, José Augusto Morila Guerra, que torna de utilidade pública, a Loja Maçônica “João Pedro de Souza n° 06”. O outro diz respeito à cessão de uma área de 18 mil metros quadrado para a empresa Brascopper CBC Brasileira de Condutores Ltda, que já tem uma unidade em Três Lagoas e pretende ampliar sua produção.
O projeto sobre a loja maçônica receberá parecer da Comissão de Justiça e Redação. Na última sessão, foi anexado a proposta um relatório da Comissão de Fiscalização sobre uma vistoria “in loco” na entidade.
Já o projeto da cessão de área para a Brascooper deverá ser votado em plenário. Na semana passada, o projeto foi encaminhado para as comissões de Justiça e Redação, Finanças e Indústria.
Empreendimentos - Hoje pela manhã, o proprietário da empresa Abzil Indústria e Comércio Ltda, Tufy Lemos Filho e da Brascopper CBC Brasileira de Condutores Ltda, Francisco Antonio de Laurentiis estiveram na Câmara Municipal, para detalhar as ações a serem desenvolvidas nas áreas pleiteadas junto ao município para instalação de suas filiais.
Participaram da reunião os vereadores: José Augusto Morila Guerra, Valdomiro Aguirre, Vera Helena, Antônio Rialino, Ângelo Guerreiro, Gilsemar José Ferreira, Cláudio César, Jorge Aparecido Queiroz e Antonio Luiz Empke Junior. O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela e o assessor de Indústria e Comércio do município, Cleber Pacheco, também acompanharam o encontro.
A área pleiteada pela Brascopper servirá para ampliar o empreendimento no município. No novo local serão produzidos fios de telefonia em aço revestido em cobre, utilizando tecnologia de ponta, inédita no País. A previsão de investimento global no empreendimento será de R$ 22 milhões, gerando até 120 empregos diretos, nas duas etapas do processo. A indústria tem como principal atividade à industrialização e comercialização de material elétrico e eletrônico.
Já a Abzil pretende instalar em Três Lagoas uma unidade voltada à fabricação de aparelhos, equipamentos e mobiliários para instalações hospitalares em consultórios médicos e odontológicos e para laboratórios. A empresa solicita ao Executivo Municipal, uma área de 17.550 metros quadrados, também do Distrito Industrial II. O investimento global no município através da nova unidade é de R$ 2,742 milhões, gerando 30 empregos diretos.
O proprietário da Abzil ressaltou que além da geração de emprego a filial de Três Lagoas poderá fomentar também o desenvolvimento do ensino na região, uma vez que, seu público-alvo são acadêmicos dos cursos de pós-graduação, o que permite inúmeras parcerias com instituições de ensino superior. “Nossos compradores são em sua maioria ligados ao ensino e por isso a Abzil está em contato direto com as instituições, promovendo, inclusive, visitas dos estudantes as fabricas e nada impede que futuramente possamos firmar uma parceira com a Aems”, frisou.
No caso da Brascooper a ampliação da área, segundo o proprietário, possibilitará a produção de fios de telefonia, com uso de uma tecnologia inédita. “A tecnologia que utilizaremos é original dos EUA e nunca foi antes utilizada no País”, frisou.
A principal dúvida dos vereadores no que se refere aos dois empreendimentos foi quanto aos investimentos e geração de empregos. O vereador Aguirre questionou os empresários sobre a intenção de manter o empreendimento no município, “criar raízes”, principalmente, por conta dos benefícios concedidos por Estado e Município.
O vereador Rialino quis saber sobre o aproveitamento da mão-de-obra local.
No que diz respeito aos investimentos, os empresários ressaltaram que tudo depende também da estrutura que a cidade oferecer, principalmente, para atender o fluxo de pessoas que os empreendimentos devem atrair. E quanto aos empregos, foi dada a garantia de que os trabalhadores de Três Lagoas terão, com certeza, oportunidades de trabalho nas duas indústrias.
Tanto a Brascooper quanto a Abzil tem sede na cidade de São José do Rio Preto (SP).