Através de uma articulação do vereador Gilmar (PT), apoiada pelo deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS), a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas irá pleitear uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e também, a implantação de uma unidade da Farmácia Popular, junto ao Ministério da Saúde.
Na semana passada, o deputado esteve visitando o município e, juntamente com o vereador, reuniu-se com o secretário municipal de saúde, Jorge Augusto Martinho, e a prefeita Simone Tebet. Na ocasião, o deputado garantiu que irá intermediar a negociação entre município e governo federal. Amanhã, Martinho viajará para Brasília para fazer a adesão do município aos dois programas.
O vereador Gilmar afirma que, tanto o Samu quanto a Farmácia Popular, eram reivindicações antigas feitas ao deputado Biffi e que devem ser viabilizadas ainda neste primeiro semestre. “Há algum tempo fiz estas reivindicações e o deputado atendeu, agora só depende do município aderir aos programas para que a população três-lagoense conte com importantes serviços como a Farmácia Popular e o Samu”, destacou o vereador.
No caso da Farmácia Popular, o Ministério da Saúde garantindo o recurso para investimento no prédio, calculando em R$ 50 mil, caberá ao município, designar funcionários e se responsabilizar pela manutenção da unidade. A Farmácia é um programa do governo federal criado em 2004. Através da medida, pacientes com hipertensão e diabetes podem comprar medicamentos mais baratos (com desconto de até 90%). O programa deu origem a cerca de 120 unidades de drogarias em 88 cidades do país.
Lançado em setembro de 2003 pelo governo federal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, abrange 49,8 milhões de brasileiros em 18 estados. Entre as finalidades está o atendimento à população em casos de emergência.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática (acidentes), clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.
Trâmite – De acordo com a assessoria de imprensa do deputado Biffi, os projetos da Farmácia Popular e do Samu serão protocolados no Ministério da Saúde e o deputado articulará para que o pedido tenha prioridade. Entretanto, o pedido terá mais força se tiver aval dos conselhos municipal e estadual de saúde.