WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Vereadores prestigiam audiência sobre alíquota do diesel
 
Vereadores participaram de evento e manifestaram apoio a deputado


>>24/05/2006


Os vereadores José Augusto Morila Guerra (PMDB), Ângelo Guerreiro (PSB), Jorge Aparecido Queiroz (PSDB), Antônio Rialino Medeiros (PMDB) e Gilsemar José Ferreira (PPS) participaram da Audiência Pública promovida pelo deputado estadual, na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (24). Pelo menos 60 pessoas participaram do encontro que colocou em debate a redução da alíquota do óleo diesel em MS, de 17% para 12%.

Também estiveram presentes ao evento as seguintes autoridades e lideranças: o vice-prefeito, Luiz Akira, a presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Leda Garcia de Souza, o representante do Sinpetro de Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça, o representando o Sinpetro de Três Lagoas, Márcio Hirade e o presidente da Câmara de Santa Rita do Pardo, José Cândido da Silva.

A audiência teve como enfoque principal as perdas de Mato Grosso do Sul com a cobrança da alíquota de 17% sobre o óleo diesel, em relação aos estados vizinhos (SP, MG, PR, MT e GO), onde este percentual é de 12%.

A queda nas vendas do diesel somente no primeiro trimestre deste ano, por exemplo, já representa uma perda de 12,73%, em relação a 2004, informou o representante do Sinpetro/MS, Cláudio Mendonça. Ele acrescenta que o decréscimo do consumo do diesel em MS reflete-se, sobretudo, na vida econômica dos postos. Até março de 2006, 61 postos de rodovias foram fechados e no período de junho de 2005 a março de 2006, 85 encerram as atividades, gerando uma massa de 2,5 mil desempregados.

No caso de Três Lagoas, a problemática do baixo consumo do diesel é vivenciada todos os dias pelos donos de postos de combustível, devido a “fronteira” com municípios de São Paulo. Isto porque abastecer nos estabelecimentos do estado vizinho representa uma economia de até R$ 0,50 para o consumidor.

“Os três-lagoenses sentem muito as perdas geradas pelo alto preço do litro do diesel praticado em MS, pois nos municípios de SP o combustível é muito mais barato”, destacou o presidente da Câmara, o vereador José Augusto Morila Guerra.

“Estamos juntos com vocês nesta luta, pois não é possível ter um recorde de safra e, ao mesmo tempo, um recorde na baixa de combustível. É sinal que algo está errado”, complementou o vereador Jorginho.

Além de Três Lagoas, os municípios de Rio Verde, Aquidauana e Ivinhema foram incluídos no “ciclo” de debates promovidos pelo deputado Valdenir Machado, a exemplo do que já ocorreu em Campo Grande, Dourados e Nova Andradina.

Ao final dos debates o deputado anunciou que apresentará uma espécie de relatório sobre as questões debatidas nas audiências e apresentará ao governador José Orcírio Miranda dos Santos.

“Faremos um encaminhamento das audiências e passaremos as mãos do governador. Caso ele se recuse a receber as reivindicações da sociedade sul-mato-grossense, a Assembléia convocará, o secretário estadual de fazenda para que seja exposto aquilo que pensa o povo deste estado sobre a alíquota cobrada sobre o óleo diesel”, enfatizou o deputado.

 



 
 
05/05/2025 12:00
29/04/2025 23:20
29/04/2025 11:00
28/04/2025 11:20
23/04/2025 11:15