Contando com uma grande platéia, os vereadores de Três Lagoas votaram e aprovaram, ontem a noite, durante a sessão ordinária da Câmara, o projeto de autoria do Poder Executivo, que solicita autorização da Casa de Leis para liberar R$ 21 mil para a realização do “Três Lagoas Folia”.
O projeto referente ao recurso foi inclusive motivo de comentários e tema da fala de diversos vereadores. O assunto foi amplamente debatido depois que um órgão de imprensa da cidade associou o nome do vereador Antônio Luiz Empke Júnior (Tonhão) a organização e patrocínio do evento.
“A única coincidência neste fato é que eu sou amigo dos organizadores do evento, mas não tenho nenhum envolvimento, sobretudo, financeiro com a micareta”, informou Tonhão.
Em defesa do colega, o vereador Valdomiro Aguirre ocupou a tribuna para falar sobre as prerrogativas dos parlamentares e a função da Câmara na administração pública. “O nosso colega foi malhado com se fosse culpado de tudo isso. Esta Casa não pode ficar a mercê de uma imprensa marrom, que é minoria em Três Lagoas. Porque o vereador Tonhão não tem prerrogativa nenhuma de fazer projeto de doação de auxílio financeiro a ninguém. Quem fez o projeto foi a prefeita. A prefeita que tem esta prerrogativa. Não estou dizendo que a prefeita errou, mas é prerrogativa dela”, enfatizou Aguirre.
Tanto a prefeita em sua justificativa quanto os organizadores do evento, alegam que a promoção do carnaval fora de época movimentará a economia da cidade e irá gerar diversos empregos temporários. “A expectativa é de que o Três Lagoas gere pelo menos R$ 1,2 milhão em renda para o município, pois lojas, hotéis, bares e até mesmo entidades filantrópicas vão lucrar com a festa”, ressalta Diógenes José Martins Marques um dos organizadores da Micareta.
No que se refere as entidades, ele diz que oito entidades da cidade ganharam espaço e até mesmo apoio logístico para se instalar no Parque de exposições - onde ocorrerá o evento - e arrecadar recursos para suas ações.
O líder da prefeita na Câmara, o vereador Antônio Rialino Medeiros de Araújo, acrescentou ainda que a festa servirá para divulgar as potencialidades do município. “Parabenizamos os organizadores pela iniciativa, que inclusive deverá inserir Três Lagoas no calendário de eventos da costa leste” destacou Rialino.
O Três Lagoas Folia ocorrerá nos dias oito e nove de setembro. A expectativa é que o evento atrairá 30 mil foliões.
“É diversão, é lazer de um povo e tenho certeza de que mais uma vez a prefeita vai dar condições para que a população chegue até o local onde ocorrerá o evento”, falou o presidente da Câmara, José Augusto Morila Guerra.
A empresa promotora do evento se comprometeu junto aos órgãos públicos em liberar o acesso da comunidade, das 13h às 17h, no dia 09 de setembro.
Mais projetos – O projeto de lei de nº 56, de autoria do vereador Valdomiro Aguirre, que entrou em pauta na última sessão, depois de passar pela Comissão de Justiça e Redação foi encaminhado para a Comissão de Finanças para emissão de parecer.
De acordo com a proposta, ao artigo 9º, da referida lei, foi acrescentada a seguinte observação: “... a referida poda seja concluída dando uma nova estética à árvore, não sendo permitida a sua mutilação e/ou deformação e cumprindo o que estabelece os artigos 4º e 8º da lei”.
“Na cidade inteira vem sendo cortados apenas os galhos que caem sobre a rede de iluminação, mutilando as árvores e muitas pessoas têm reclamado”, destaca Aguirre.