Mototaxistas de diversas empresas da cidade acompanharam a sessão ordinária da Câmara Municipal de Três Lagoas, ontem a noite. Os profissionais estiveram na Casa de Leis em busca do apoio do vereador Gilsemar José Ferreira (Gil) para a aprovação de um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados e que poderá garantir isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de motos novas, bem como, a regularização da profissão.
“Nós descobrimos que há um projeto de autoria de um deputado federal de MS que garante muitos benefícios para os mototaxistas e como ele é do mesmo partido do Gil pedimos apoio do vereador para que a proposta seja aprovada”, disse Ederval Batista de Freitas, dono de uma das empresas de mototáxi da cidade e que encabeça o movimento.
Gil explica que o projeto realmente foi apresentado na Câmara dos Deputados e que esteve conversando com os representantes dos mototaxistas. “Nós recebemos um abaixo-assinado dos mototaxistas pedindo a aprovação do projeto. O documento foi anexado a uma indicação que nós fizemos para os deputados da bancada federal”, informou Gil.
Pelo menos 215 mototaxistas atuam no transporte urbano de Três Lagoas. No total, 23 empresas (donas de pontos) têm autorização da Prefeitura para realizar o serviço dentro do município.
De acordo com os representantes da categoria, somente a isenção do IPI, garantiria uma economia de custo de R$ 1.600, para cada trabalhador. Isto porque até mesmo os gastos com a manutenção do veículo seriam reduzidos.
“Hoje pelo menos 50% dos profissionais têm de renovar a frota por conta de um decreto do órgão de trânsito da cidade. No entanto, muitos estão endividados com financiamentos dos veículos”, acrescenta Ederval.
Ele e o ex-proprietário de uma empresa de mototáxi, Sebastião Aparecido de Freitas (conhecido como bigode) vem buscando a regularização da profissão e, futuramente, a criação de um sindicato dos mototaxistas de Três Lagoas.
Indicação – O vereador Gil também encaminhou uma indicação para a prefeita Simone Tebet e para o diretor municipal de Trânsito Milton Gomes da Silveira, pedindo a padronização dos coletes dos mototaxistas.
Em sua justificativa o vereador ressalta que inúmeros serão os benefícios que tal iniciativa trará para a população, entre elas, o combate a falsificação de coletes.