WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Vereadores destacam desafios de Município com instalação de fábrica da IP


>>20/09/2006


Cientes da importância da Câmara na viabilização de uma fábrica da International Paper em Três Lagoas, os vereadores do município aproveitaram a sessão de ontem para parabenizar e destacar o empenho da prefeita Simone, do governo estadual, em todo o processo. Os parlamentares ainda falaram sobre a grande mudança pela qual deverá passar a cidade com a vida da fábrica de papel e celulose para a região.

A instalação da fábrica da IP em Três Lagoas foi confirmada, ontem pela manhã, pela chefe do executivo municipal, durante uma entrevista coletiva. Na oportunidade foi divulgado que o Conselho administrativo da multinacional aprovou o empreendimento.

Durante pronunciamento na tribuna, o presidente da Câmara, José Augusto Morila Guerra fez questão de destacar a participação do Legislativo no processo de viabilização das fábricas. “Os representantes desta Casa de Leis participaram dos fóruns e audiência pública referentes a instalação da fábrica em Três Lagoas. Agora será um grande desafio preparar a cidade para tal empreendimento”, destacou Guerra.

O vereador Cláudio César de Alcântara, líder do PMDB na Câmara também falou sobre as mudanças pelas quais terá de passar o município. “Ficamos alegres com a notícia, agora recai também sobre os nossos ombros, vereadores, a responsabilidade de dar condições para que as pessoas que venham gerar renda tenham condições de trabalho, moradia, lazer”, destacou o vereador Cláudio César de Alcântara. Ele também destacou o empenho da classe política (Prefeitura, Governos Estadual e Federal) para a instalação da fábrica no Brasil, em MS.

O vereador Valdomiro Aguirre também fez questão de falar sobre o empenho e valorização da classe política, sobretudo, dos vereadores que são parceiros da administração. “Está aí a prova de que os políticos de Três Lagoas, do Estado têm compromisso com a população.
Com a vinda da fábrica vai ter muito serviço e a prefeita vai precisar muito desta Casa de Leis. Cabe ao Poder Executivo valorizar o Legislativo, pois se a administração municipal tem 70%, 80% de aprovação popular, graças a Deus, isso se deve também ao apoio que esta Casa de Leis sempre deu à prefeita. Os vereadores todos os dias estão nos bairros, apresentam indicações, requerimentos”, enfatizou Aguirre.

Fábricas - A informação oficial sobre o “Projeto da fábrica de Três Lagoas” foi repassada pelo presidente da IP no Brasil, Máximo Pacheco, através de um fax enviado à prefeita. Na verdade, o município terá duas fábricas: uma de papel e outra de celulose, viabilizadas por meio de permuta de ativos com a Votorantim Celulose e Papel S/A.

As obras da nova fábrica devem começar no primeiro semestre de 2007 e as operações no início de 2009. 

Somente na fase de operação da fábrica, a previsão é de que se gere aproximadamente 800 empregos diretos, incluindo a mão-de-obra terceirizada.

Na economia local a previsão é de um aumento de até 300%, além de um incremento de 13,5% no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e de 0,15% no PIB (Produto Interno Bruto) da economia nacional.



 
16/04/2024 12:46
12/04/2024 11:23
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00