WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Vereadores solicitarão laudo sobre contaminação de peixes
 
Contaminação de peixes foi discutida durante reunião na Câmara


>>29/11/2006


Durante reunião realizada hoje pela manhã na Câmara Municipal, os vereadores que fazem parte das Comissões de Saúde e Assistência Social e de Educação, Meio Ambiente, Cultura, Desporto e Turismo, juntamente com os representantes da Colônia de Pescadores Profissionais de Três Lagoas decidiram encaminhar para a Vigilância Sanitária Municipal um oficio solicitando um laudo sobre a mortandade de peixes no rio Paraná.

Participaram da reunião os vereadores Gilsemar José Ferreira, Ângelo Chaves Guerreiro, Valdomiro Aguirre, Cláudio César de Alcântara e Gilmar Garcia Tosta, os pescadores filiados a Colônia, a representante da Vigilância Sanitária Municipal, Gláucia Helena Soares Krüger e o major Wilson Sérgio Monari da Policia Florestal.

Conforme Gláucia deverá ser feito um levantamento para identificar o porquê da contaminação dos peixes, entre eles o cascudo, o tucunaré e o piau. “Vamos coletar amostras de água e de peixes, encaminhar para análise técnica e dependendo da situação deverá ser suspensa por um período, ainda não definido, a pesca nesta região”, afirmou Gláucia.

Paralelamente, a Câmara solicitará também o resultado da análise que vem sendo feita por técnicos do governo estadual em peixes da região de Porto Primavera (SP). Os dois laudos serão comparados.

Durante a reunião foi mostrado um peixe capturado pelos pescadores e que apresenta manchas. O peixe será encaminhado pela Vigilância Sanitária Municipal para um exame em laboratório.

O representante da Policia Florestal, o major Monari, também preocupado com o problema, se comprometeu a ajudar no que for preciso, inclusive, no trabalho de captura de peixes a ser realizado por pescadores e representantes da Vigilância Sanitária.

Vereadores – O vereador Valdomiro Aguirre, que presidiu a reunião com os pescadores, sugeriu que a Secretária Municipal de Saúde  esclareça para a população a situação dos pescadores e a contaminação dos peixes, divulgando as medidas que serão tomadas para resolver a questão.

Já o vereador Gilmar Garcia Tosta disse que a vigilância municipal deverá impedir a comercialização imediata de peixes, pois enquanto não sai o resultado dos laudos, a população estará exposta a qualquer tipo de contaminação.
 
O vereador Gilsemar José Ferreira afirmou estar preocupado com a situação dos pescadores que já têm a renda comprometida por conta da piracema. Entretanto, ele ressaltou que toda e qualquer medida a ser tomada em relação ao futuro dos profissionais, dependerá do resultado dos laudos.

O vereador Cláudio César alertou os pescadores que mais importante que falar sobre assunto é documentar tudo, pois assim será mais fácil buscar o apoio das autoridades, principalmente porque o problema, o primeiro foco de contaminação, teria sido identificado por pescadores há dois anos e na época não se discutiu o problema.

Ao final da reunião também foi definido que serão encaminhados ofícios para as secretarias municipais de saúde e de meio ambiente para que tomem as medidas cabíveis em relação ao problema.



 
 
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00