WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Vereadores participam de solenidade de lançamento da pedra fundamental da IP
 
Representantes do Legislativo Municipal prestigiaram evento da Paper


>>19/12/2006



Os vereadores de Três Lagoas participaram na manhã desta terça-feira do lançamento da Pedra Fundamental da fábrica de papel e celulose da International Paper, realizada no Horto Barra do Moeda, situado a cerca de 30 km do centro da cidade. A solenidade contou também com a participação das seguintes autoridades: do ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos e do ministro do desenvolvimento, indústria e comércio exterior, Luiz Fernando Furlan, do deputado estadual, Akira Otsubo, do governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, da prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet, do prefeito de Brasilândia, Antônio de Pádua Thiago  e do governador eleito, André Puccinelli. Autoridades civis e militares de Três Lagoas e região, funcionários e diretores da Paper e da Votorantim também estiveram no evento.

O lançamento da Pedra Fundamental da IP incluiu a cerimônia de enterramento da “pílula do tempo” (pasta com jornais da época e dinheiro) e também o descerramento das placas que registram a data.

O anúncio da construção das fábricas foi viabilizado por meio do acordo de
permuta de ativos firmado entre a IP e a Votorantim Celulose e Papel (VCP) no dia 19 de setembro deste ano. Trata-se da primeira fábrica de papel a ser construída no Brasil, após o período de 12 anos. “Com esta nova fábrica de papel, a IP reafirma seu otimismo com a estabilidade e crescimento econômico do Brasil, além de tê-lo como plataforma de crescimento mundial para seus negócios, focados em papel para imprimir e escrever e em embalagens, conforme as diretrizes do Plano de Transformação Global da companhia”, enfatiza Maximo Pacheco, presidente executivo da International Paper do Brasil.

Como parte do processo de obtenção dos licenciamentos, no dia 1º de dezembro
foram concedidas as Licenças de Instalação das fábricas de papel da IP e de
celulose da Chamflora Três Lagoas Agroflorestal – subsidiária da IP que atua
na área de silvicultura de eucalipto em Três Lagoas e região – pela
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) de Mato
Grosso do Sul, por meio do Instituto de Meio Ambiente Pantanal (Imap), além das Licenças Prévias do cais de atracação e do canteiro de obras. O ato
ocorreu no gabinete do governador do Estado, José Orcírio Miranda dos
Santos, com a presença de autoridades e representantes da companhia.

A prefeita Simone Tebet ressaltou em seu discurso que a instalação da fábrica no município significa a realidade de um sonho que se concretizou graças ao emprenho de todos.

O ministro Furlan que na solenidade representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enfatizou que a partir da instalação da fábrica de papel e celulose a ordem é crescer e não há desenvolvimento sem crescimento.

As obras da nova fábrica devem começar no primeiro semestre de 2007 e as operações no início de 2009. 

Somente na fase de operação da fábrica, a previsão é de que se gere aproximadamente 800 empregos diretos, incluindo a mão-de-obra terceirizada.

Na economia local a previsão é de um aumento de até 300%, além de um incremento de 13,5% no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e de 0,15% no PIB (Produto Interno Bruto) da economia nacional.

 



 
 
10/05/2024 11:20
08/05/2024 10:41
07/05/2024 12:50
30/04/2024 11:20
29/04/2025 12:49