Os seis computadores, dois servidores, uma impressora a laser e um aparelho de Voip doados ao Legislativo Municipal através de um convênio firmado com o Senado foram instalados e devem agilizar o trabalho administrativo na Câmara Municipal de Três Lagoas. Os equipamentos passaram a funcionar na última sexta-feira (2) quando dois técnicos do Interlegis (Programa de Integração e Modernização do Poder Legislativo Brasileiro) montaram os equipamentos e orientaram os servidores sobre o uso das máquinas e programas. Trata-se de um projeto piloto que estará modernizando Câmaras e Assembléias. A Casa de Leis do município é uma das 100 do País escolhidas para participar do processo.
Nos equipamentos estão disponíveis serviços como sistema de secretária, sistema para o Gabinete dos vereadores e sistema de gerenciamento de conteúdo para o portal da Câmara, melhorando a administração e informatizando a infra-estrutura.
O sistema integra os estados por videoconferência e dados e os municípios pela internet, formando assim uma comunidade virtual (Comunidade Interlegis), que viabiliza a adaptação e transferência de tecnologia, informação, comunicação e capacitação dos recursos humanos, parlamentares das respectivas Casas Legislativas e cidadãos.
O programa do Senado visa fortalecer o Poder Legislativo por meio de duas ações principais: a integração das Casas Legislativas nos níveis municipal, estadual e federal e a modernização das Casas Legislativas (Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas).