WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Rialino participa de reunião dos rancheiros
 
Presidente da Câmara elogiou empenho de Associação


>>29/03/2007


O presidente da Câmara, Antônio Rialino Medeiros Araújo, participou ontem a noite da reunião promovida entre a Associação dos Proprietários de Rancho da Associação e Proprietários de Rancho do rio Sucuriú e Adjacências, os membros da entidade e a representante da Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Délia Villa Mayor. O encontro ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas e reuniu pelo menos 70 rancheiros. Em pauta estava a renegociação dos valores das multas aplicadas por fiscais do Ibama e também o licenciamento ambiental exigido pela Sema.

“Nós acompanhamos o esforço da Associação que vem trabalhando para resolver a situação dos proprietários de rancho e esperamos que a questão seja resolvida o mais rápido possível”, frisou Rialino.

A reunião foi mediada pela presidente da Associação dos Rancheiros Clarice Lopes de Barros e contou também com a participação do advogado da entidade Marcelo Longo. Na oportunidade foram feitos esclarecimentos pela representante da Sema, sobretudo, sobre a elaboração do projeto licenciamento ambiental e o advogado da entidade explicou os procedimentos que vem sendo feitos pela Associação para sanar o problema, entre eles, uma visita ao superintende do Ibama, Nereu Fontes, em Campo Grande.

Entre os principais questionamentos dos associados estavam os valores da multas, a aplicação das multas somente em algumas propriedades e porque alguns rancheiros estão sendo intimados até mesmo por órgãos de segurança pública.

Clarice ressaltou que houve precipitação por parte do Ibama em aplicar as multas, mas que os valores foram renegociados com o órgão e devem ser inclusive reduzidos. Agora a entidade terá que providenciar o licenciamento ambiental, que tem que ser feito por um técnico cadastrado na Sema, para regularizar de fato a situação.

“Nós não geramos crime então nós não devemos, mas como o Ibama não vai poder acabar com as multas nós conseguimos então que se reduzisse as multas. Agora é só apresentar o projeto de licenciamento e tudo será resolvido”, destacou a presidente da Associação.

Ela informou ainda que cerca de 300 rancheiros foram multados e os valores das multa variam de R$ 30 mil a R$ 300 mil.

A Associação dos rancheiros conta hoje com 100 membros.



 
 
10/05/2024 11:20
08/05/2024 10:41
07/05/2024 12:50
30/04/2024 11:20
29/04/2025 12:49