WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Projeto de Cláudio César garante viabilização de Semana Municipal do Trânsito
 
Cláudio César agradeceu à Prefeita por empenho em conscientizar População


>>23/04/2007


Através de um projeto de autoria do vereador Cláudio César de Alcântara (PMDB), a Prefeitura de Três Lagoas instituiu e promoverá de 23 de abril a 27 de abril, a Semana Municipal do Trânsito. O lançamento da campanha ocorreu na tarde desta segunda-feira (23), no saguão da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação da prefeita Simone Tebet, de secretários e diretores municipais, da imprensa e de diretores e alunos de escolas municipais.

Em 2006, a Câmara aprovou e a prefeita sancionou a lei de 2.098, que cria a Semana Municipal de Trânsito no município de Três Lagoas. A lei prevê a criação de uma Comissão Organizadora de eventos a serem realizados sobre o tema (simpósios, conferências, palestras, exposições, etc), tendo os seguintes princípios: melhorar as condições do trânsito em Três Lagoas; conscientizar a comunidade sobre os problemas do tráfego; promover aulas, peças teatrais e cursos, que transmitam uma reflexão sobre ética e cidadania no trânsito; orientar a comunidade escolar; conscientizar adolescentes para as necessidades de práticas e ações que proporcionem segurança no trânsito e estabelecer campanhas esclarecendo condutas a serem seguidas nos primeiros socorros em caso de acidentes de trânsito.

A primeira Semana Municipal de Trânsito terá como slogan: “No trânsito todos devem respeitar a sinalização”. A iniciativa prevê a realização de adesivagem e panfletagem de veículos na porta das escolas e nos cruzamentos das avenidas e palestras nas indústrias.  
A semana foi idealizada pela Comissão Municipal de Trânsito de Três Lagoas, que conta com representantes da Diretoria Municipal de Trânsito, Detran, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Educação.

“Estou feliz com esta iniciativa da prefeita de investir na conscientização de quem transita nas vias públicas da nossa cidade. Quando apresentamos o projeto já tinha a Semana Nacional do Trânsito, mas faltava uma ação específica para o município e por isso esta aí a nossa primeira ação da Semana Municipal de Trânsito”, ressaltou o vereador Cláudio César.

A prefeita Simone Tebet, por sua vez, ressaltou o comprometimento do Município com uma política municipal de trânsito. “A Semana Municipal de Trânsito não é mais um idéia é uma realidade, graças a uma parceria entre a Prefeitura, a Câmara e a população”, destacou a prefeita.

Dados oficiais revelam que Três Lagoas contam com aproximadamente 86 mil veículos, sendo, 33 mil carros, 11 mil motos e 44 mil bicicletas.

No que se refere aos acidentes, 50% envolvem motos e bicicletas. Por isso, o foco da Semana Municipal são, sobretudo, condutores de motocicletas e bicicletas.

Premiação - Ainda durante o lançamento da Semana Municipal de Trânsito, ocorreu a solenidade de entrega de prêmios do concurso de frases promovido pela Secretaria Municipal de Trânsito, no ano passado. A ação foi idealizada pelos membros do Fórum de Combate a Violência – formado por representantes de diversas entidade da cidade e da Câmara Municipal – e envolveu alunos da rede municipal e estadual de ensino e tinha como temas: “Violência doméstica e violência no trânsito”.

Foram premiados, três alunos, com o primeiro lugar, três com o segundo lugar e três como o terceiro lugar. Os prêmios incluíam: bolas, celulares e bicicletas.

 



 
 
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00