WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Deputados detalham implantação de escola técnica em TL


>>03/08/2007

A Câmara Municipal de Três Lagoas abriu espaço, nesta sexta-feira (3) para a realização de audiência pública, na qual foi detalhada a implantação de uma unidade da Escola Técnica Federal no município. A cidade está entre as sete do Mato Grosso do Sul que deverão ser beneficiadas e já apresentou contrapartida para que o governo federal analise e defina quando ocorrerá a implantação, orçada em R$ 5 milhões de recursos federais.

A audiência foi promovida pelo deputado estadual Akira Otsubo, Líder do PMDB na Assembléia, e pelo deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT) que estão trabalhando em parceria para a concretização do projeto. Estiveram presentes estudantes, professores, autoridades e empresários. O presidente da Câmara, Antônio Rialino (PMDB) e os vereadores Cláudio César (PMDB) e Gilmar Garcia Tosta (PT) prestigiaram o evento.

Segundo o deputado Akira, a implantação da Escola Técnica no município já é uma realidade. “De agora em diante, só precisamos realizar um trabalho político para garantir a liberação dos recursos e a implantação e discutir como a escola vai funcionar e quem vai atender”, afirmou Akira.

Já o deputado federal Biffi explicou que dentro dos três anos e meio o país vai contar com 150 novas escolas técnicas e que a data de implantação em Três Lagoas depende da análise da documentação enviada pela prefeitura. “O Ministério da Educação trabalha com a contrapartida do município e não depende de pressão de um deputado. Mas Três Lagoas apresentou uma boa proposta e, acredito, até o ano que vem a construção começa”, afirmou.

Os deputados lembraram que a cidade passa por um momento ímpar de crescimento industrial, no qual se faz necessário maior treinamento de mão de obra técnica e especializada para ocupar os postos de trabalho abertos pela indústria.

O vereador Rialino parabenizou os deputados pela promoção da discussão junto à comunidade, e lembrou que ambos estão lutando pela educação, sem levar em conta as cores partidárias. Ele ainda lembrou que investimentos em educação representam muito para a socidade.

“Cada centavo investido significa que estamos tirando crianças das ruas e também que estamos formando os cidadãos e diminuindo o desemprego, a fome e construindo menos presídios”, disse.

A secretária municipal de Educação e Cuultura, Márcia Moura, afirmou que a credibilidade política e o empenho dos dois deputados colaboraram definitivamente para a vinda da escola técnica. Ela disse que a prefeitura empregou grande esforço para fazer a melhor contraproposta e, apesar do pouco tempo para reunir documentação, as perspectivas são positivas.

Para viabilizar a escola técnica, Márcia Moura afirmou que o município firmou compromisso de doar terreno, uma área de 94 mil m2, localizada próximo à APAE rural, no bairro Alto da Boa Vista.

Além dos deputados Akira e Biffi, fizeram parte da mesa diretiva o presidente da Câmara municipal de Três Lagoas, vereador Antônio Rialino, vice-prefeito Luiz Akira, representando a prefeita Simone Tebet, secretária municipal de educação, Márcia Moura, prof. José Antônio Menoni, Diretor da UFMS – campus Três Lagoas e o prof. Nelson Takahashi, mantenedor do colégio Impacto. Alunos do colégio Exitus participaram da audiência pública.



 
16/04/2024 12:46
12/04/2024 11:23
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00