WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Vereadores voltam a pedir soluções para trânsito violento
 
Proposta é discutir assunto em audiência pública


>>29/08/2007

 

As autoridades parlamentares de Três Lagoas voltaram a cobrar medidas urgentes por parte dos representantes legais sobre a segurança no trânsito da cidade. Preocupados com a ocorrência de quatro mortes, vários ferimentos e muitos prejuízos materiais, ocorridos em menos de uma semana em função de acidentes, os vereadores debateram o assunto, na última terça-feira (29), durante sessão ordinária.


"O ideal teria sido encontrar saídas antes dos problemas ocorrerem, mas já teremos que discutir soluções durante o problema", frisou o vereador Cláudio César (PMDB). Ressaltando a urgência das providências, ele relatou que até batidas entre bicicletas têm sido registradas na cidade. O vereador defendeu a realização de uma audiência pública onde as soluções poderiam ser apontadas por toda a sociedade três-lagoense. "Não queremos apontar culpados, mas soluções", disse.


Entre estas soluções, o vereador defende pequenas intervenções, como a rotatória feita no cruzamento das ruas Zuleide Peres Tabox e Elviro Mário Mancini; fiscalização ostensiva,  com penalidade e multas. "Não gostaria de ver o cidadão penalizado no bolso, mas estamos precisando. Não podemos passar a mão na cabeça dos maus condutores porque hoje quase 60% dos gastos com saúde pública ocorrem por problemas de trânsito e todos estamos correndo riscos quando saímos de casa".


O vereador Gil (PPS), em aparte, lembrou que o grande problema no trânsito é o comportamento dos condutores de veículos, o despreparo e a pressa de locomoção. "É preciso lembrar que o trânsito é feito de regras que devem ser respeitadas. Um motorista não pode dirigir a 100, 120 quilômetros dentro da cidade porque tem hora para chegar no emprego, nem um ciclista pode se esquecer que a bicicleta é um veículo como os outros", afirmou Gil.

O presidente da Câmara, Antônio Rialino (PMDB), também criticou a formação de filas duplas ao longo das escolas, principalmente particulares. "É necessário que sejam realizadas fiscalizações nestes locais, para coibir os abusos. Não podemos nem falar em educação no trânsito se nossas crianças vêem seus pais descumprindo as leis", criticou.

O vereador Cláudio César lembrou que a Câmara aprovou projeto de lei que incluiu a educação para o trânsito na grade curricular da rede municipal de ensino e que, embora a Secretaria Municipal tenha informado que a medida está em estudo, é necessário apressar a definição da data em que a lei começa a ser aplicada.



 
10/05/2024 11:20
08/05/2024 10:41
07/05/2024 12:50
30/04/2024 11:20
29/04/2025 12:49