WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Câmara em Ação promove 879 atendimentos
 
Iniciativa levou atendimentos e lazer para Vila Haro


>>12/09/2007


Através da mobilização de professores, alunos, funcionários da Câmara e vereadores, a escola Olyntho Mancini sediou ontem mais uma ação de cidadania do Legislativo Municipal, o “Câmara em Ação”. A iniciativa envolveu a comunidade escolar e atraiu moradores da Vila Haro, Vila Haro, Vila Haro Júnior, Vila Maria Paula, Vila dos Ferroviários, Jardim Guaporé, Jardim Moçambique e Jardim Taguaracy.

No total foram feitos 879 atendimentos, incluindo serviços de saúde (prevenção e orientação a DST/ADIS e vacinas contra febre amarela e hepatite), declaração de isento 2007, cortes de cabelo, assistência jurídica, emissão da primeira via do documento de identidade e encaminhamentos para emissão de documentos e padrão econômico.

Para os alunos da escola e jovens do bairro, atividades como pintura artística, cinema com pipoca e concursos de dança foram as mais interessadas.

“Pedi para minha mãe me trazer e estou achando tudo muito bom”, comenta Bruno de Oliveira Pedra, de 11 anos. A mãe do estudante, Rozinete Antonia de Oliveira Pedro, de 27 anos, aproveitou a ação para cortar o cabelo de um dos seus quatro filhos, dois deles estudam na Olyntho Mancini. “As crianças insistiram muito e eu achei muito interessante, nunca tinha ido numa ação como esta”, frisou a dona de casa.   

A coordenadora da Pastoral da Criança, Maria Francisca Bogamil, também prestigiou a ação. Além de conhecer as ações do projeto, também aproveitou para aferir a pressão. “É muito importante esse trabalho, sobretudo, para a comunidade”, frisou.

Quem trabalhou e prestou atendimento à população, sente-se gratificado por dedicar-se a uma iniciativa tão nobre. “A Aems está atenta ao serviço social e é muito bom prestar este tipo de atendimento à população”, enfatizou a professora do Curso de Direito da Aems.

“É muito importante conhecer a realidade dos bairros. Ajudar pessoas que não têm condições financeiras de fazer uma declaração de isento, pois o dinheiro fará falta para comprar um alimento, por exemplo. É um trabalho muito importante”, afirma Ariel Dias Garcia, analista contábil da Câmara, que foi responsável pelo serviço de Declaração de Isento 2007.

O agente de serviços especializados da Câmara, Willian de Oliveira, gostou, sobretudo, do trabalho com as crianças. Ele fez pinturas artísticas em várias delas. “É bom ver que a criançada se diverte, entende o recado e também há uma integração entre os funcionários”.

Visitantes - Alunos e professores de outras escolas também fizeram questão de conhecer as atividades da “Câmara em Ação”. As professoras Adalgisa e Cristiane Arakaki, da Escola Eufrosina Pinto, levaram 18 alunos, da terceira série, para acompanhar todo o trabalho.
“Trouxemos os alunos para conhecer os vereadores e ver as atividades e os atendimentos. Foi uma experiência muito interessante, eles gostaram muito”, frisou a professora Cristiane, que aproveitou a aula de educação física da colega, Adalgisa para promover o passeio.   

Parceiros - Os vereadores Antônio Rialino, Cláudio César, Gil, Guerreiro e Tonhão visitaram as salas de atendimento e até chegaram a participar das brincadeiras com as crianças.
A “Câmara em Ação” mobilizou 50 funcionários do Legislativo Municipal, cada um responsável por um atendimento e serviço e ainda contou com o apoio de parceiros como: Secretarias Municipais de Assistência Social, Esporte e Lazer, de Saúde, Aems, Senac, além da colaboração de professores e da diretora da escola Olyntho Macini.

“Nós agradecemos muito pela iniciativa da Câmara e esperamos que nossas reivindicações sejam atendidas, que sejam revertidas em benefícios para a comunidade”, destaca a diretora da escola Sonilda Maria da Silva.

O presidente da Câmara, Antônio Rialino, além de agradecer e ressaltar o empenho de todos destaca a importância da iniciativa. “Nós conhecemos melhor as necessidades de cada bairro, oferecemos serviços e lazer para a comunidade e esperamos, sobretudo, garantir mais cidadania para nossa população”. 


 



 
 
25/06/2025 11:40
24/06/2025 10:41
18/06/2025 11:52
17/06/2025 10:44
16/06/2025 20:58