Todas as luminárias e lâmpadas da Câmara Municipal de Três Lagoas foram trocadas por outras mais econômicas que podem gerar uma economia de até 30% na conta do órgão público. A iniciativa faz parte do programa de eficientização da Elektro, que incluiu também a troca de lâmpadas residenciais (incandescentes por fluorescentes).
Programa de Uso Racional de Energia Elétrica segue as regulamentações da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Assim, a Elektro destina 1% de sua receita operacional líquida para as ações de combate ao desperdício e educação para o uso racional de energia elétrica.
As ações nos prédios de serviços públicos têm sido implementados pela Elektro desde 1998 e têm muitas finalidades. Além da redução do consumo de energia, identificam e quantificam os potenciais de conservação de energia individualizados, determinam pontos críticos de perdas de energia, analisam a necessidade de substituição de tecnologia ultrapassada e a possibilidade de utilização de fontes energéticas mais eficientes.
Além da Câmara, já foram trocadas as luminárias e lâmpadas da Prefeitura, Apae e Grupo da Fraternidade. As novas lâmpadas têm um refletor (espelho) que facilita mais a iluminação dos ambientes.
No caso da Câmara foram trocadas 137 luminárias e 24 lâmpadas pequenas.